De fato, em 2011 foi registrado um crescimento de 10%, o aumento nos dois últimos anos na produção "é prova do potencial genético do rebanho leiteiro da Nova Zelândia, que estava somente esperando as condições ambientais certas para se expressar", disse o USDA.
Entretanto, as excelentes condições climáticas deverão chegar ao fim, assim como os aumentos extraordinários na produção.

Fonte: Attache report, USDA.
"Durante a primeira metade de 2012, os produtores estavam operando sob uma previsão de preço de leite relativamente alta, fornecendo a eles confiança para comprar ou acumular suplementos para aumentar a produção", disse o relatório. Mas a recente redução na previsão do preço cortou as esperanças dos produtores.
O USDA previu que a produção de leite da Nova Zelândia se manterá em 2013 pela primeira vez em cinco anos, em 20,2 milhões de toneladas, e não apresentará as altas taxas de crescimento da produção.
A produção de leite da Nova Zelândia é vista como uma importante influência nos preços internacionais, com os excedentes de leite afetando as quantidades de leite em pó, manteiga e gordura do leite.
A reportagem é do Agrimoney, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.