ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Previsões para a indústria de lácteos da Austrália

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/07/2004

3 MIN DE LEITURA

0
0
De acordo com um relatório preparado pela indústria de lácteos da Austrália em junho, os preços das principais commodities lácteas estão relativamente em níveis altos em dólar comparados com os preços recentes. A manteiga, por exemplo, está com os preços mais altos desde 1998; o leite em pó está com o preço mais alto desde o final de 2001.

Os subsídios da União Européia (UE) foram reduzidos nos últimos meses à medida que o bloco europeu tenta gastar menos com intervenção. As reduções nos subsídios aplicadas desde março de 2004 foram de 21% para manteiga, 27% para leite em pó integral, 45% para leite em pó desnatado e 17% para queijo cheddar.

O déficit no fornecimento está equilibrando a oferta e a demanda, com uma reduzida disponibilidade de produtos fora da UE, bem como menor potencial de vendas no mercado spot fora da Austrália. Os estoques nos mercados mundiais variam de escassos no caso de queijos e moderados no caso de manteiga e leite em pó desnatado.



Moeda

A taxa de câmbio do dólar australiano contra o dólar dos EUA tem melhorado, o que é vantajoso para os exportadores locais, com a queda contra o Euro tendo significância similar desde o começo de 2004.

O efeito líquido do ganho nos preços mundiais e das taxas de câmbio significa que não haverá melhoria significante na moeda australiana devido aos atuais valores relativos entre o dólar australiano com relação ao dólar norte-americano e ao Euro, de forma que os preços do leite ao produtor na Austrália permanecerão estáveis, em níveis similares aos de 2003-04. Se o dólar australiano continuar enfraquecendo dos níveis atingidos em maio e junho de 2004, os exportadores poderão tirar vantagens dos melhores retornos da moeda à medida que a estação produtiva progride. Para cada dois centavos de enfraquecimento do dólar australiano, há teoricamente a possibilidade de melhoria de um centavo por litro nos preços ao produtor.

Com relação à oferta, os comerciantes de produtos no mercado global estão preocupados com futuras reduções na oferta na Austrália na estação de 2004-05, contribuindo com uma continuação nas condições apertadas e preços firmes. Alguns especialistas em condições do mercado mundial acreditam que a escassez no fornecimento da indústria de lácteos australiana ajudou a fortalecer os preços das commodities em 2003-04.

As condições climáticas poderão incentivar uma produção adicional de leite nas regiões de Victoria na estação de 2004-04. Os processadores de lácteos da Austrália não estão incentivados a fazer investimentos na produção devido aos movimentos monetários imprevisíveis em longo prazo dado à volatilidade dos eventos que afetam o dólar australiano.

Produção de leite em 2004-05

As previsões com relação à produção de leite da Austrália em 2004-05 variam de 10,1 bilhões de litros a 10,6 bilhões de litros. Estas previsões são baseadas nas informações dos principais compradores de leite da Austrália, fornecidas pela Dairy Australia. Estas previsões consideram os efeitos líquidos dos seguintes fatores:

  • Aumento esperado na produção devido a uma melhoria nas condições climáticas e na redução dos preços dos grãos;

  • Melhor produtividade por vaca com uma melhor disponibilidade de pastos e uma redução significante nos preços dos grãos, reduzindo os custos médios;
O que é compensado pela:

  • Redução no número de propriedades leiteiras e vacas em produção;

  • Incertezas com relação às previsões da colheita de inverno;

  • Preocupações com relação ao potencial retorno das condições do El Niño;

  • Contínua relutância dos produtores em investir em alimentação suplementar para produção adicional; e

  • O provável impacto da estabilidade dos preços prevista.
A produção de leite na Austrália só atingirá o volume máximo previsto se as condições de produção melhorarem no norte de Victoria e em Gippsland e os preços das rações permanecerem nos níveis atuais.


Vic = Victoria
Tas = Tasmânia
SA = South Australia
NSW - New South Wales
Qld = Queensland
WA = Western Australia

Rebanho nacional

O rebanho leiteiro estimado da Austrália em junho de 2004 é de 2,03 milhões de vacas. O rebanho leiteiro australiano deverá declinar durante a estação de 2003-04 em aproximadamente 80 mil vacas devido ao número de saídas da atividade e das reduções ocorridas como conseqüência da prolongada seca e dos altos custos de produção.

O rebanho leiteiro de vacas em lactação deverá permanecer estático, de acordo com uma pesquisa feita com os produtores de leite da Austrália. As adições nos rebanhos através da introdução de novilhas serão de forma geral compensadas pelo descarte de animais. As pesquisas indicaram que os descartes continuarão de acordo com as práticas convencionais de reposição.

Fonte: Dairy Moving Forward (www.dairymovingforward.org.au), adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures