ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Previsão de alta mundial no preço do leite, mas mercado ainda é frágil, diz Rabobank

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/09/2020

4 MIN DE LEITURA

0
0

O Rabobank aumentou sua previsão de preço do leite na fazenda em 40 centavos, para NZ$ 6,35 (US$ 4,21) por kg quilo de sólidos do leite [equivalente a NZ$ 0,52 (US$ 0,35) por quilo de leite]  para a temporada 2020/21.

Em seu último relatório Dairy Quarterly Report – A Delicate Rebalancing, o Rabobank disse que as receitas de serviços de alimentação se fortaleceram no último trimestre e que espera preços globalmente mais altos das commodities lácteas para o restante da temporada 20/21.

Apesar disso, a analista sênior de laticínios da RaboResearch, Emma Higgins, disse que a recuperação do mercado continua frágil. "As receitas de food service estão melhorando, mas permanecem bem atrás dos níveis anteriores à Covid. Levaria tempo para o setor se recuperar totalmente, mesmo para os países que estiveram bem à frente da curva, disse Higgins. "No geral, o crescimento robusto das vendas de lácteos no varejo não foi suficiente para compensar as perdas nas vendas para o foodservice e o crescimento anual da demanda por lácteos provavelmente não será visto nas principais regiões de exportação de lácteos até o primeiro trimestre de 2021"

A possível remoção de programas de apoio do governo – como compras de laticínios, gestão de estoque e estímulo fiscal para os consumidores – é outra razão pela qual o Rabobank estava tendo uma visão cautelosa em relação à recuperação do mercado global de lácteos, segundo Higgins.

"Esses programas foram os principais contribuintes para a alta nos preços das commodities lácteas durante o segundo trimestre, entretanto, a perspectiva para eles é muito menos certa à medida que avançamos para o último trimestre do ano."

A incerteza sobre a demanda chinesa e um aumento antecipado na produção global de lácteos foram outros motivos para cautela, disse Higgins.

"O comportamento das importações de lácteos chinesas nos próximos seis a nove meses apresenta incertezas. Até agora, o consumo de lácteos da China se recuperou melhor do que o esperado, mas o fortalecimento da produção doméstica e possível mudança na estratégia de estocagem levantam questões sobre sua necessidade de importação até 2021."

Higgins disse que o banco também espera ver a oferta global de lácteos entre os "sete grandes exportadores de laticínios" – EUA, Uruguai, Brasil, Argentina, UE, Austrália e Nova Zelândia – aumentar 1,3% no quarto trimestre de 2020, e 1,0% no primeiro semestre de 2021. "Isso contribuirá para os fracos fundamentos do mercado no segundo trimestre do ano que vem, quando esperamos ver os excedentes exportáveis ??começarem a cair."

Como resultado desses fatores, Higgins disse que a previsão do Rabobank permaneceu na extremidade inferior do intervalo de previsão da Fonterra.

Nova Zelândia

O relatório diz que os volumes de exportação da Nova Zelândia nos três meses até julho de 2020 caíram 2% em relação ao ano anterior. "O aumento dos embarques para a Argélia, Arábia Saudita e Tailândia não foi suficiente para compensar os menores volumes para os EUA, China e Japão", disse Higgins. "Os volumes de exportação para o restante do ano dependerão em grande parte da força das compras chinesas no período que antecede o início do novo ano civil, enquanto equilibram os estoques acima da média".

As condições na fazenda na maioria das principais regiões leiteiras pareciam boas para o fluxo de primavera da nova temporada, disse Higgins. "Jack Frost (figura lendária que personifica a geada e o frio no folclore do Norte da Europa) tem sido gentil neste inverno, o clima está ameno em quase todo o país nos últimos meses", disse ela. "As coberturas de pasto recuperaram áreas impactadas pelo calor do verão e algumas partes da Ilha do Norte estão experimentando a produção precoce de silagem."

O cenário básico previsto pelo Rabobank é que a produção de leite da Nova Zelândia variaria entre um crescimento estável e um aumento modesto de 2%, em comparação com a temporada passada. "Isso se baseia em nossa suposição de que, em contraste com a primavera passada, qualquer clima instável não deixará uma marca tangível na produção nas principais regiões leiteiras", disse ela.

O que esperar no quarto trimestre deste ano e no primeiro trimestre de 2021

O relatório disse que os principais fatores que influenciarão o setor global de lácteos nos próximos seis meses são: mudanças no comércio global, recessão econômica em todo o mundo e como a indústria de laticínios "abraça" o comércio eletrônico.

"Os movimentos cambiais têm o potencial de influenciar significativamente o comércio global de lácteos no restante do ano e no próximo", disse Higgins. "O dólar dos EUA recuou 9% em relação ao euro desde junho, colocando o país em uma situação comercial mais favorável em comparação com os exportadores europeus, enquanto na Argentina, os esforços do governo para inflacionar o valor do peso provavelmente terão um impacto negativo na competitividade do país nos mercados globais de lácteos.”

Higgins disse que outro fator que influencia as perspectivas do setor é até que ponto a recessão econômica global influenciou a demanda global por lácteos. "As altas taxas de desemprego e o crescimento econômico mais lento devem reduzir a demanda por lácteos no primeiro semestre de 2021. Enquanto alguns consumidores podem encontrar conforto, confiança e indulgência em suas marcas favoritas, outros consumidores irão negociar, impulsionando as vendas de marcas próprias”, disse ela.

De acordo com o relatório, a capacidade do setor de se adaptar às mudanças no comportamento de compra é outro fator que ditará sua sorte nos próximos meses. "A Covid-19 rejuvenesceu a categoria de laticínios à medida que os consumidores voltaram a ser um produto nutritivo e confiável, pensando na saúde e no bem-estar. Também acelerou algumas tendências, como o comércio eletrônico, que oferece oportunidades e desafios para o setor”, disse Higgins.

Outros fatores-chave de observação citados no relatório incluem as próximas eleições nos Estados Unidos no início de novembro e o potencial para um ressurgimento dos casos da Covid-19.

As informações são do NZHerald.co.nz, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures