A falta de chuva, típica nesta época do ano, tem preocupado diversos produtores de leite de Umuarama. Segundo o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), as quebras nas produções chegam a atingir a margem dos 20%. Isso ocorre devido à estiagem, que prejudica diretamente o capim; uma das principais fontes de alimentação do gado leiteiro.
De acordo com o economista do Deral de Umuarama, Ático Luiz Ferreira, esta seca começou afetar a pecuária nos últimos 15 dias, deixando muitos produtores de leite em alerta. "A estiagem é um fenômeno anual, por isso os pecuaristas precisam estar atentos e preparar um estoque de alimentação para que a produção não sofra tanto", orienta Ferreira.
Ele acrescenta que além do pasto, os produtores podem utilizar a silagem ou o feno para substituir o capim durante esses dias de baixa rentabilidade. "O pasto seco reduz a produção, porque baixa a qualidade do alimento do rebanho", diz o economista.
Fábio Nezzabre, técnico agrônomo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), revela que as estatísticas registradas em Umuarama seguem a média estadual. No Paraná, as quebras da produção de leite estão entre 15 a 20%. "Tratando-se de agropecuária, a leiteira é a que sente mais com a estiagem, diferente da de corte, que, no máximo, pode sofrer apenas um atraso no abate", informa o agrônomo.
"Não podemos afirmar nada, mas, o que ouvimos de muitos produtores é que essa estiagem está mais intensa que a seca registrada no mesmo período do ano passado", comenta a administradora da Associação de Produtores de Leite de Umuarama (Umuleite), Janaina Vieira.
Atualmente, o preço do litro de leite está em torno de R$ 0,78, porém, se o produtor não atender às exigências de qualidade, esse valor cai para R$ 0,70. "Tem muito produtor desanimado da pecuária leiteira. Se continuar desse jeito, vamos ter que comprar o produto de outros laticínios para poder suprir a demanda do mercado local", destaca a administradora da Umuleite, Janaina. De acordo com dados do Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar), não há previsão de chuva para esta semana, o que deixa os agropecuaristas ainda mais receosos. Se a estiagem permanecer por um longo período, o preço do produto, nas prateleiras dos supermercados da cidade, poderá subir, uma vez que o custo da produção será maior.
A matéria é de Umuarama Ilustrado, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
PR: Pecuária leiteira de Umuarama está em alerta com a estiagem
A falta de chuva, típica nesta época do ano, tem preocupado diversos produtores de leite de Umuarama. Segundo o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), as quebras nas produções chegam a atingir a margem dos 20%. Isso ocorre devido à estiagem, que prejudica diretamente o capim; uma das principais fontes de alimentação do gado leiteiro.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.