Devido à toda essa complexidade, semana passada perguntamos aos nossos leitores: "Qual a região do Brasil e qual o sistema de produção com maior potencial para projetos de grande escala, com mais de 300 vacas em lactação?"
A seguir apresentamos os resultados da Enquete MilkPoint:
Gráfico 1. Resultado da enquete quanto à região.
Fonte: MilkPoint
Na análise dos resultados, a região mais votada para este tipo de projeto foi a região Sul, com 36% dos votos, em seguida tivemos a região Centro-Oeste, com 25% das indicações. Sudeste, Nordeste e Norte seguiram, respectivamente, com 21%, 14% e 4% dos votos.
Observando o perfil dos participantes da enquete (gráfico 2), mais de 70% do feedback recebido pelo MilkPoint veio do conjunto Sul+Sudeste. Em seguida tivemos participação dos leitores do Nordeste. 12% das respostas vieram do Centro Oeste e por fim 4% da região Norte.
Grafico 2. Origem dos votos.
É importante observar que 74% dos leitores indicaram a mesma região que habitam como a área com maior potencial para projetos de larga escala. Obviamente, tais escolhas são influenciadas pelo nível de informação que a pessoa possui sobre as condições de produção no local. Um habitante da região Sul, por exemplo, possui mais conhecimento das especifidades da produção local do que sobre a região Nordeste.
Gráfico 3. Região indicada x Região de origem
Quanto ao sistema de produção mais apropriado, o confinamento teve 69% dos votos, demonstrando que esse tipo de sistema de criação dos animais, segundo a opinião dos participantes da pesquisa, é o mais indicado quando a proposta envolve uma maior capacidade de produção, como é possível conferir no gráfico abaixo:
Gráfico 4. Resultado da enquete quanto ao sistema.
Entretanto, a escolha do sistema varia de acordo com a região: para projetos no Centro-Oeste brasileiro, a votação quase empata entre confinamento (53%) e pasto (47%), mostrando, talvez, que a região apresenta condições favoráveis para ambos os tipos de criação.
Gráfico 5. Resultado da enquete quanto ao sistema para a região Centro-Oeste.
As regiões Norte e Nordeste tiveram resultado ainda mais apertado, com diferença de 1%, porém a favor do pastejo. A região Norte foi a com menos participantes na pesquisa: apenas 2% das respostas foram originárias dela.
Gráfico 6. Resultado da enquete quanto ao sistema para as regiões Norte e Nordeste
Quanto ao Sul e ao Sudeste, apesar de não estarem tão próximos na escolha de região mais adequada, percentualmente obtiveram o mesmo resultado quanto ao sistema: 85% dos que acreditam que o Sul é a melhor opção para a implantação do projeto também dizem que tal deveria ser instalado em formato de confinamento. O mesmo vale para os resultados da região Sudeste.
Gráfico 7. Resultado da enquete quanto ao sistema para as regiões Sul e Sudeste
Os diferentes resultados quanto ao sistema de produção em cada região demonstram a importância de se levar em conta as particularidades locais, nos mais diversos aspectos. A disponibilidade e custo de insumos para a produção, o clima e o custo da terra são alguns dos fatores que influenciam nessa análise. Como a terra, por exemplo, possui maior valor nas regiões Sul e Sudeste, é preciso de um sistema de produção que tenha uma produção por área maior que nas demais regiões.
Os resultados da pesquisa ressaltam a importância de se avaliar a produção de leite no Brasil de forma regionalizada, pois, devido às nossas dimensões continentais, existem diversos cenários de produção dentro do país.
Participaram da enquete 128 pessoas, das quais quase metade exerce como principal atividade a produção de leite. Na sequência, consultores foram os que mais opinaram, seguidos de profissionais da indústria e estudantes. A categoria “Outra” diz respeito a atividades especificadas como administração, agricultura e instituições, por exemplo.
Gráfico 8. Perfil dos participantes da enquete.
Equipe MilkPoint.
