ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Enquete: Qual a região do Brasil e o sistema de produção com potencial para projetos de maior escala? Participe!

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/04/2015

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

7
0
A produção de leite é uma atividade bastante flexível, pode ser realizada em regiões com diferentes tipos de clima, topografia, regime hídrico e diversas outras variáveis. 

No Brasil, devido à nossa dimensão continental, a produção de leite é realizada das mais diversas formas, de norte a sul do país.

Diante dessa complexidade de fatores, o MilkPoint quer saber a sua opinião: qual a região do Brasil com maior potencial para projetos de rebanhos com mais de 300 vacas em lactação? Qual sistema de produção é o mais adequado nessas condições?

Compartilhe conosco sua opinião participando da enquete abaixo e deixando um comentário!

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANDRE LUIZ MERCHAN

MATUPÁ - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/05/2015

Terras, clima, estrutura, mercado consumidor......

Variáveis imexíveis ou não, vulneráveis, num mercado como o nosso, porém, nenhum desses é tão imprescindível para a produção de leite, em qualquer sistema adotado, como a tal legislação trabalhista rural brasileira, implacável para com o produtor, em qualquer região e clima.
RAFAEL TOBIAS

PALOTINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/05/2015

Compartilho da idéia do colega Gustavo Vilela de que em geral, é necessário maximizar a produção independente de região. Se pensarmos em sistema de produção, cada região dispõe de realidade diferente de custo imobilizado, principalmente terra. Pensando que os custos devem se adequar ao preço de mercado, cada região dispõe de particularidades. A região sul vem se caracterizando por crescimento da produção (média/vaca/dia) e adequação de sistema produtivo, isso em resposta a um mercado mais competitivo, com pressões referente a mão de obra e valor de terra. Acredito que projetos com maior numero de animais e até mesmo condominios de produtores seja uma alternativa.
GUSTAVO HENRIQUE PEREIRA VILELA

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/05/2015

Creio que independente da área, o Brasil como um todo têm formas de melhorar e maximizar a produção de leite. Acho que o principal ponto a ser discutido não é a área mais propicia, mas sim, o sistema de produção. Acredito que a produção de leite num sistema intensivo a pasto, têm grandes potenciais e é sub utilizado no Brasil. Sabe-se que é possível estabelecer alta produtividade a pasto desde que o sistema seja corretamente manejado. Prova disso é a Nova Zelândia que apresenta um dos "leites" mas competitivos do mundo com produção predominante a pasto. O potencial é grande, só precisamos de mais profissionais habilitados nesse conceito....
GENILDO FONSECA PEREIRA

APODI - RIO GRANDE DO NORTE - PESQUISA/ENSINO

EM 02/05/2015

Acredito muito na região nordeste, especificamente na chapada do Apodi, terras de alta fertilidade, plana e com água de excelente qualidade. Próximo aos grandes centros, com um raio de 350 km tem possibilidade de chegar em Fortaleza (307), Mossoró (73), Natal (340) e Campina Grande (350). No local já existe um investimento desta natureza, com produção de 21 mil litros dia de leite, conhecida como fazenda flor da serra, com produção a pasto.
ANTONIO MUNIZ FILHO

ROLIM DE MOURA - RONDÔNIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/04/2015

EU ACREDITO QUE A REGIAO NORTE EM ESPECIAL RONDONIA, TEM UM GRANDE POTENCIAL PARA PRODUÇÃO DE LEITE, TENDO EM VISTA TERRAS BOAS, AGUA EM ABUNDANCIA, PERIODO CHUVOSO REGULAR, COM USO DE PASTEJO ROTACIONADO TEM PASTO VERDE O ANO TODO PODENDO PRODUZIR LEITE INTEIRAMENTE A PASTO OU SEMICONFINADO, EU VEJO RONDONIA COMO UM PARAISO, TERRAS BOAS E AINDA COM PREÇO BOM PARA AQUISIÇÃO.
TELMO ROBERTO JANZEN

FORMOSA DO RIO PRETO - BAHIA

EM 30/04/2015

     Considero a regiao do cerrado do brasil central,( inclusive cerrado nordestino), nas localidades aonde a agricultura já está bem estabelecida, como a melhor regiao para a pecuaria leiteira, em projetos de grande porte.

     1)  Pelo tamanho medio das propriedades.

     2)  Por ter uma agricultura moderna em pleno fucionamento. (alimento disponivel)

     3)  Mais proximo do nordeste. (grande mercado consumidor)

     4) Clima favoravel. (chapadoes da soja com altitutes em torno de 800mts, proporcionam  temperaturas relativamente amenas, e constantes .  18 a 28 graus.

     5) Facilidade de aproveitameto dos dejetos, pelo tamanho das propriedades agricolas, em relaçao ao centro sul do país.

     6)  Uma das opçoes de verticalizaçao nas propriedades de soja, que nao conseguem mais crescer em area pelo elevado preço da terra.

     7)  Parte dos agricultores desta regiao já trabalharam com esta atividade antes de migrarem pro cerrado. Mas em pequena escala em sua regiao de origem.

     

     A meu ver, existe um tabu a cerca desta atividade, por parte dos agricultores , que em algum momento pode ser quebrado. Com a entrada em operaçao de alguns destes projetos nesta regiao, talvez ocorra uma disseminaçao desta opçao de negocio.

     Quanto ao sistema, vejo o confinamento como inevitavel, por serem fazendas com a cultura da mecanizaçao bem estabelecida, pelo elevado preço da terra, e pelo formato consolidado de manejo de grandes rebanhos neste sistema. (consagrado pelo uso)
JANDIR FAUSTO BOMBARDELLI

TOLEDO - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 30/04/2015

A região sul do Brasil tem se caracterizado como a região do brasil com maior crescimento na produção de leite nos últimos anos, por um lado muitos produtores estão saindo da atividade, mas por outro, aqueles que permanecem estão ampliando o plantel, pequenos produtores estão se tornando médios e médios produtores estão se tornando grandes, outro fator interessante é  que muitos produtores com sistema de semi-confinamento estão mudando para confinamento total, buscando maior produtividade por vaca e principalmente para aumentar a produtividade por área.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures