ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa indica importância do leite nos países de baixa renda

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/11/2011

1 MIN DE LEITURA

1
0
Uma pesquisa feita pela The United Nations University, do Japão, e publicada recentemente na revista científica Food and Nutrition Bulletin, compilou diferentes estudos que investigaram o impacto do consumo de leite em dietas de crianças em países com baixa renda. Entre os resultados, foi comprovado que a ingestão de leite está associada ao maior crescimento e ganho de peso, além de ajudar na mineralização óssea das crianças.

Foi comprovado também que a ingestão de leite enriquecido com vitaminas e minerais melhora significativamente o peso e altura das crianças, além de aumentar os níveis de vitamina B12, ácido fólico e de hemoglobina, contribuindo para a redução de diarreia aguda, infecções do trato respiratório e na incidência de doenças em geral.

"O leite é composto por cálcio, vitamina A e B12, ferro e folato, e é um alimento muito importante para ajudar a suprir as deficiências nutricionais em países de baixa renda, pois promove o crescimento, fornece energia, proteínas e micronutrientes", explica Ana Beatriz Barrella, nutricionista da RG Nutri. "Contudo, muitas vezes este alimento falta na dieta das famílias em países de baixa renda", constata.

O consumo de leite fortificado também melhorou os indicadores de crescimento, o desempenho cognitivo, a ingestão de micronutrientes e a diminuição da anemia e, em contrapartida, este consumo não aumentou a prevalência de obesidade. "A ausência do leite na dieta das crianças pode levar ao prejuízo no desenvolvimento motor, cognitivo e de fala, principalmente por causa da falta da vitamina B12,que é encontrada apenas em alimentos de origem animal", completa Ana Beatriz.

Volume do consumo - Sabemos que o consumo de leite e de outros alimentos de origem animal é pequeno em países de baixa renda. A pesquisa japonesa mostra que, em algumas nações da África e sul da Ásia, o consumo do alimento é responsável por fornecer menos de 5% da energia usada pelas crianças. No leste e norte da Ásia e no México corresponde de 10% a 15%, e o valor nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Austrália é de 20%. No Brasil, o consumo de leite entre adolescentes gira em torno de 15%.

"Com base nesses resultados, destacamos a importância de a Organização das Nações Unidas (ONU) implementar programas que estimulem o consumo de leite para melhorar a qualidade alimentar e auxiliar na erradicação da fome nas regiões de baixa renda", finaliza Ana Beatriz.

A matéria é do Portal Fator Brasil, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 10/11/2011

Quero aqui parabenizar a nutricionista Ana Beatriz, pela sua brilhante explanação sobre o valor alimentício do leite, mormente para as crianças.Estou também de pleno acordo com ela de que a ONU, através da FAO, que a partir do próximo ano estará sob o comando de um brasileiro muito competente, que é o Sr. José Graziano, possa estimular o consumo de leite entre as populações mais pobres do Plneta.Quem sabe ele poderá adotar uma política de estímulo ao consumo de leite, mormente nos países e regiões citados pela Ana Beatriz.


No meu entender, seria uma das melhores formas de se combater a fome nos países de baixa renda, principalmente entre as crianças sub-nutridas da África Sub-Saariana, e de outras regiões onde a fome graça, destruindo vidas. Vamos lutar para que isso possa acontecer.


"Leite, o mais nobre dos alimentos."


Atenciosamente,


Fernando Melgaço.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures