Por unanimidade, elegeu-se como presidente da FEPALE para o biênio de 2012-2014, Don Bernardo Macaya Trejos, da Costa Rica, que é diretor do Conselho de Administração da Cooperativa Dos Pinos (principal indústria de lácteos desse país), onde também ocupa o cargo de vice-presidente. É assim que, pela primeira vez em 20 anos, a Federação será presidida por um centro-americano. Nos últimos dois anos, essa região aumentou sua participação na FEPALE através da entrada de novos associados. A posição estava sendo ocupada por Vicente Nogueira do Brasil que liderou 3 mandatos consecutivos (2006-2012).

A Mesa Executiva da Federação para o período ficou formada por altos diretores de organizações nacionais e empresas do setor lácteo pan-americano: Bernardo Macaya, da Costa Rica, como presidente; Daniel G. Pelegrina, da Sociedade Rural Argentina (SRA), como primeiro vice-presidente; Carlos Kasuga Osaka, da Yakult S.A., do México, como segundo vice-presidente; Ruben R. Núñez, da Câmara da Indústria Lactea do Uruguai (CILU), como terceiro vice-presidente; Vicente Nogueira Netto, da Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB), como quarto vice-presidente; Margoth Hernández, do Ministério da Agricultura, Pecuária, Aquicultura e Pesca do Equador como quinta vice-presidente; Eduardo Schwerter, da Federação Nacional de Produtores de Leite (Fedeleche) do Chile como secretário; Modesto García, da Câmara de Produtores de Leite da Guatemala, como tesoureiro.
A Assembleia reuniu delegados de vários países: Argentina, Brasil, Costa Rica, Colômbia, Chile, Cuba, Equador, Guatemala, Honduras, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
A FEPALE é uma organização que está integrada por instituições e empresas públicas e privadas, relacionadas com todo o setor leiteiro das Américas e do mundo. Além da associação de membros de quase todos os países americanos, são também membros da Federação instituições e empresas da Austrália, Dinamarca, Espanha e Holanda.
Sobre Bernardo Macaya Trejos

É costa-riquenho, administrador de negócios pela Universidade da Costa Rica e UACA. Atualmente, é diretor do Conselho de Administração da Cooperativa Dos Pinos, onde também ocupa o cargo de vice-presidente.
Além disso, é diretor da Câmara de Agricultura e Agroindústria da Costa Rica, onde foi vice-diretor por dois períodos e diretor da Câmara Nacional de Produtores de Leite da Costa Rica. Participa também e é membro da Junta Diretora da Federação Centro-Americana do Setor Lácteo (FECALAC), organização de importância relevante para o setor leiteiro da América Central.
Foi membro da equipe negociadora do setor empresarial no Acordo Comercial com a União Europeia (UE), e dos Tratados Comerciais com China, Cingapura e Peru.
É produtor especializado de leite na zona alta da Costa Rica, atividade à qual se dedica há mais de 30 anos.
As informações são da Fepale, adaptadas pela Equipe MilkPoint.