PB: Produtores de leite protestam contra atrasos no pagamento pelo Programa Leite

Cerca de 300 produtores de leite da Paraíba se reuniram na sede da Superintendência Federal da Agricultura na Paraíba (SFA/PB) em busca de soluções para os impasses em torno do Programa do Leite da Paraíba.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Cerca de 300 produtores de leite da Paraíba se reuniram na sede da Superintendência Federal da Agricultura na Paraíba (SFA/PB) em busca de soluções para os impasses em torno do Programa do Leite da Paraíba.

Entre outras solicitações, os manifestantes reivindicam o pagamento dos fornecedores do Programa pela venda do leite e protestam quanto ao atraso no pagamento, que já chega a 90 dias.

O presidente da FAEPA, Mário Borba, participa da manifestação pacífica e afirma que as reivindicações são justas e visam evitar o fim do Programa que atualmente beneficia mais de 120 mil famílias carentes e envolve quase 5 mil produtores de leite. "90 dias de atraso no pagamento inviabiliza o funcionamento do Programa. Alguns laticínios já pararam e os produtores não têm mais recursos para alimentar o rebanho, o que afeta diretamente a produção. Tem laticínio vendendo para o Rio Grande do Norte na tentativa de ajudar os produtores daqui", afirmou o dirigente.

O mais importante programa já implantado no estado vem sofrendo com o desabastecimento nos últimos 3 anos. As reclamações dos produtores são a defasagem no valor do produto, atrasos no pagamento e o engessamento do programa, que permite o fornecimento de apenas 27 litros de leite por dia por produtor.

Ainda de acordo com o presidente da FAEPA, é preciso que haja uma sensibilização do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em relação às demandas dos produtores envolvidos no programa. "A definição de uma cota por fornecedor limita a capacidade produtiva e a renda do pequeno produtor, que consegue ganhar, ao final de 6 meses, apenas R$ 4.500. É muito importante que o MDS libere os pagamentos atrasados e repense os limites de venda de leite por produtor".

Programa Leite da Paraíba

Criado em 2003, o Programa tem o objetivo de incentivar a produção e o consumo de leite, visando o fortalecimento de toda a cadeia produtiva e da agricultura familiar, assim como a geração de renda e garantia do preço do leite no estado.

O projeto que garantia a compra e distribuição diária de 120 mil litros de leite para pessoas de menor poder aquisitivo, chamou atenção de outros estados pelo grande volume de investimento em uma cadeia produtiva e pelo grande papel social no combate a fome no estado.

O encerramento do Programa Leite da Paraíba resultará em 120 mil famílias carentes sem receber leite, mais de 4 mil pequenos produtores sem renda e centenas de trabalhadores dos laticínios desempregados.

A matéria é da Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Fernando Melgaço
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 02/07/2012

O que está acontecendo com o Programa Leite da Paraíba é um verdadeiro absurdo. Não se pode permitir de modo algum, que um programa tão importante como este, sofra solução de continuidade.

Além de prejudicar em muito os pequenos produtores com esta cota tão baixa e este atraso tão longo no pagamento, prejudica também a nutrição e a saúde das pessoas mais carentes - em especial as crianças - que recebem este alimento tão nobre, que vem suprir em muito suas necessidades nutricionais.

Deixo aqui o meu descontentamento pelo que vem ocorrendo na Paraíba e solicito a todos os envolvidos neste belo programa que façam todos  os esforços possíveis para normalizar esta situação tão grave que vem ocorrendo. Não deixem que um programa desta importância sofra solução de continuidade.

"Leite, o mais nobre dos alimentos."

Atenciosamente,

Fernando Melgaço
Qual a sua dúvida hoje?