O preço do leite começou a reagir em sua região?

Fevereiro foi um mês intrigante. Apesar de que, historicamente, a oferta de leite tende a cair em relação a janeiro, esta baixa foi agravada principalmente devido à [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 26
Ícone para curtir artigo 0

Fevereiro foi um mês intrigante. Apesar de que, historicamente, a oferta de leite tende a cair em relação a janeiro - com o período de entressafra da Região Sul que inicia a secagem de seus animais deste período em diante - esta baixa foi agravada, principalmente devido à seca na região centro-sul do país.

Além disso, a continuidade de preços a patamares elevados internacionalmente e desvalorização do real frente ao dólar, fizeram com que houvessem estímulos às exportações que, em fevereiro, superaram as importações, como se pode ver na artigo da Balança Comercial deste mês. Para acessar o artigo clique aqui.

No entanto, segundo o CEPEA, isto não foi o suficiente para que o preço do leite pago ao produtor respondesse com alta de preços, apresentando valores em ligeira queda de 0,41% quando considerada a “média Brasil” que contempla os estados BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP.

Segundo o CEPEA e entrevista realizada pelo MilkPoint com profissionais do setor, a expectativa dos laticínios/cooperativas para este mês de março é, em sua maioria, de elevação ou estabilidade dos preços.

Qual a sua opinião a respeito? O preço do leite já começou a reagir em sua região?


Gráfico: Série de preços médios pagos ao produtor – deflacionada pelo IPCA



Neste contexto, estamos realizando esta rápida pesquisa, entre os usuários do MilkPoint, para fazer um levantamento do preço real do leite que está sendo praticado nas diversas regiões do país e as tendências de mercado. Para isso, pedimos a gentileza de responderem as perguntas abaixo:

- Qual a região que você desenvolve a atividade leiteira?
- Qual o preço de venda, volume vendido e qualidade do leite produzido?
- Para qual laticínio você comercializa?
- Como está a oferta na sua região?
- Como você acredita que o mercado reagirá no próximo mês?
- Como está a produção de volumosos para o inverno deste ano?

Essas informações irão contribuir para um melhor entendimento do mercado. Participe deixando seu comentário no espaço logo abaixo.

Desde já agradecemos pela participação.
Ícone para ver comentários 26
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Argemiro Magalhães
ARGEMIRO MAGALHÃES

SÃO GONÇALO DO SAPUCAÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/03/2014

Sou produtor de leite a mais de trinta anos,as queixas são sempre as mesmas <lenga-lengas>, o mercado de leite para ser mais justo só com intevençao do Governo, disciplinando a usura dos mais privilegiados da cadeia do negócio leite!!

Sou contra o tabelamento, mas faforável a uma mediação do Governo em busca de uma forma de remuneraçao mais justa entre todos elos da cadeia do leite.  

   Em casa que ninguem esta satisfeito, só uma arbitragen do governo  poderia colocar ordem na casa.

Esta é a minha opinião.....


Cincinato Mendes Ferreira Filho
CINCINATO MENDES FERREIRA FILHO

MONTANHA - ESPÍRITO SANTO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 19/03/2014

Ja tem gente com pé no freio novamente.
Joao Aurelio Carm
JOAO AURELIO CARM

CARMÓPOLIS DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/03/2014

Vendo os comentários sobre baixa margem do UHT fico preocupado, pois se tem industria que diz que esta rodando no prejuízo, ou elas são mal administradas ou estão forçando a barra para ver quem aguenta no mercado e depois que algumas sairem do mercado ganhar mercado, por margem e capitalizar.



Guerra na compra do leite forçando alta, guerra na venda do leite não subindo os preços



A pergunta e sera que eu estou mandando leite para uma empresa que vai ganhar ou perder esta disputa



No passado entregava para um atravessador que entregava para uma que quebrou, resultado perdi quase R$ 50000,00 na epoca.



Que o meu lado ganhe desta vez


valdir goergen
VALDIR GOERGEN

AUGUSTO PESTANA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/03/2014

Olá caros sofredores

Leite Fevereiro - R$ 1.00  (1.500 l/dia)

Leite Março Promessa de comprador + 0,05 (1.300 l/dia)

No mercado da Cooperativa alta de R$ 0,10 centavos - R$ 2,39 /l

Tem produtor com oferta para leite de Maio R$ 1,20 / l - (1.800 l/d), estou achando pouco, concordo com o amigo acima, para as obesas vamos aproveitar o bom preço da carne.

Uma boa noite a todos.
Santiago
SANTIAGO

LAVRAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 18/03/2014

Históricamente organizações associativistas e cooperativistas bem como produtores que decidiram fabricar o leite produzido deram em sua maioria esmagadora com os "burros n´agua"...



Isso prova somente que: cada um na sua. Não é possível fazer tudo bem feito.
MARCOS LUIZ DIVENSI COGO
MARCOS LUIZ DIVENSI COGO

TOLEDO - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 18/03/2014

Fevereiro Estabilidade no preço. Confirmação de alta para Março
Fabiano
FABIANO

LAJINHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/03/2014

Concordo em número, gênero e grau Cleber com seu comentário, devemos nos organizar com associações, cooperativas, ongs, clubes e outras formas para que possamos agregar valor ao nosso produto (leite) e sair das mãos dos atravessadores que não se sensibilizam com as dificuldades dos produtores, talvez assim valha a pena e as coisas mudem...
SEBASTIAO AUGUSTO JOSE
SEBASTIAO AUGUSTO JOSE

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - VAREJO

EM 17/03/2014

Fevereiro baixa de 0,04
cleber mansur
CLEBER MANSUR

CARVALHOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/03/2014

Quando nós produtores organizarmos e tomarmos conta de toda a cadeia, talvez as coisas mudem.
Fabiano
FABIANO

LAJINHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/03/2014

Santiago,

Agradeço seu comentário e o Sr. tem razão, mas lembre-se que há muitos anos segue o produtor em desvantagem, sabemos da crise que passam algumas indústrias e como o Sr. mesmo comentou é de novembro pra cá, é fácil deduzir a desvantagem que enfrenta o produtor, e também sabemos que o Governo facilita muito mais às ajudas às indústrias que ao produtor que tem os riscos eminentes de secas, doenças, aumento de custos dos insumos, qualidade do leite, e está vulnerável ao preço de mercado que há muitos anos não contribui para a renda do produtor reinvestir no seu negócio.
Santiago
SANTIAGO

LAVRAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 17/03/2014

Fabiano



Ninguém banca prejuízo de ninguém, mas temos que analisar com cuidado quando qualquer elo da cadeia entra nessa situação por longo período. Deve sim ser levado em consideração o prejuízo das indústrias. Se as indústrias se inviabilizarem quem vai pagar o leite, quem vai levar o produto ao mercado consumidor??



Os produtores não são a muito tempo os únicos a pagar o pato, de novembro pra cá o prejuízo bancado pelos processadores para não levar a realidade das baixas completas ao campo foi enorme.



Vamos ser mais cuidadosos porque essa história de galinha dos ovos de ouro pode ser de mão dupla.
Fabiano
FABIANO

LAJINHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/03/2014

Fabiano

Lajinha-MG - Produtor de leite

O mercado do agronegócio é muito dinâmico, apenas um comentário dos chineses ou americanos sobre cancelamento de compra ou mesmo novas demandas dos produtos agrícolas os preços se movimento com grande intensidade no mesmo instante nas bolsas, tanto com alta, quanto com baixa. Ficam algumas perguntas para serem respondidas pelos especialistas. Por que o preço do nosso produto (leite)  demora tanto a atualizar? Por que temos que bancar os prejuízos das indústrias? Por que somos os únicos a pagar o pato? Por que somos os únicos a correr os risco? Afinal as indústrias que não produzem um litro de leite se quer são as que tem mais lucro e estão matando a galinha dos ovos de ouro.
FAZENDA DO RIACHO
FAZENDA DO RIACHO

MATOZINHOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/03/2014

Região metropolitana de BH, produção média de 1.500 litros/dia, R$1,18/litro de leite de alta qualidade.   Tendência de alta no curto prazo, pois a região central de MG vem sofrendo com falta de chuvas, o que vem comprometendo a produção de volumosos.
Santiago
SANTIAGO

LAVRAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 17/03/2014

Caro Gustavo...



Sobre o varejista você está certo;



Sobre o atacadista, ficou muito claro em estudos aqui mesmo no Milkpoint que na crise deste ano, as indústrias (principalmente a de longa vida) não conseguiram repassar as baixas para o preço do leite do produtor, acumulando já 4 meses de forte prejuízo;



Sobre o produtor, acredito que mesmo sofrendo com as baixas eles foram parcialmente subsidiado pelas industrias tanto na baixa como nessa alta recente, uma vez que as gôndolas não responderam ainda;



Abraço!
Sidney Lacerda Marcelino do Carmo
SIDNEY LACERDA MARCELINO DO CARMO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/03/2014

Prezados produtores,



O jeito é antecipar a secagem das vacas que estão mais tempo em lactação, assim

vocês contribuirão com redução mais acentuada da produção, consequentemente, o preço reage para cima.



OBS  - Vejam o setor que tem ganhado mais, ou seja, milho e soja. Frustação de safra o preço compensa mais que se estivesse produzindo o normal.



Já estamos em uma seca que não acabou em Minas Gerais e com secagem antecipada a redução de produção seria mais brusca e a resposta no preço seria de imediato.
Nivio miranda rolim
NIVIO MIRANDA ROLIM

BASTOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/03/2014

caro RICARDO AMAIS se o preço do leite ñ recompensar a alta da soja e do milho com certeza o produtor vai usar menos esses insumos  e com certeza usando menos a produção cai e muito .e caindo  a produção sabemos q a concorrência das empresas nos proporciona um melhor resultado ao produtor.
Pedro Fenatp
PEDRO FENATP

UMUARAMA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/03/2014

Produtor de leite , essa e a hora de enviar ao abate todas as vacas de pouca produção ou vacas menos lucrativas!! Aproveitem a boa fase do preco da carne!! E melhor produzir menos com menos custos!! E fazer caixa dos animais menos rentáveis!!
Gustavo Ribeiro da Silva
GUSTAVO RIBEIRO DA SILVA

NOVA OLÍMPIA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/03/2014

Varejista -> Pega o preço da Indústria + o mark-up e de posse da maquina de remarcar preço, coloca o produto na gondola para o consumidor pagar a conta final. Resumindo não corre risco, e mais, se vencer a validade entrega de volta. MARAVILHA.

Atacadista -> Faz conta de chegada, isto é, calcula todos seus custos, estima a quantidade de captação e forma o preço pago ao produtor (custos + margem de lucro).

PRODUTOR -> Não forma o preço de venda, isto significa que se houver aumento de custos, e as contas não fecharem, só sobra a opção de se individar (se tiver crédito). Rezo todos os dias por esta classe tão trabalhadora, mas precisamos mais do que prece.
Santiago
SANTIAGO

LAVRAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 14/03/2014

Eu as vezes me pergunto se não sabemos analisar coisas básicas do setor. O CEPEA ainda apresentou leve baixa porque ele sai com um mês de atraso.



O índice que normalmente sai até o final do mês é referente ao pagamento do leite que sai dez dias antes referente ao mês anterior.



Portanto, o CEPEA demora um mês a mais para subir ou para cair...



Sobre o mercado, está muito claro que as empresas estão se antecipando na alta da matéria prima com objetivo de manter captação diante da posição históricamente atípica de falta de chuvas nesse período. É mais claro ainda, que não haverá produção substancial de alimento para os rebanhos esse ano e quando houver volume não haverá qualidade no alimento produzido;



Porém, agentes do setor tem olhado com preocupação essa antecipação uma vez que os preços nas gôndolas seguem retraídos e reagindo muito menos que a matéria prima. O UHT reagiu em torno de 0,40 nas últimas semanas, mas de um piso muito abaixo do custo de produção, e com a alta prevista de até 0,30 na matéria prima, ele ainda continua representando prejuízo para as indústrias produtoras. Acredito que no momento que os estoques acabarem as altas naturalmente virão, mas tenho receio quanto ao cenário econômico em um ano tão cheio de variáveis (copa, eleições...);



Em uma primeira análise mais fechada ao nosso setor, acredito em um ano muito especulativo e muito parecido com 2013, com preços atingindo picos históricos e tendo tendência forte de queda no fim do ano quando os volumes chegarem (se chegarem).



Abraço
GERALDO CARLOS DA SILVA
GERALDO CARLOS DA SILVA

ÁGUAS FORMOSAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 14/03/2014

O consumidor já fez a sua escolha. Consumir menos. Basta ver os números de inadimplência, redução de créditos, endividamento pessoal. São esses fatores (também) é que determinam o preço de leite e não a indústria. Se tivéssemos as chuvas na média histórica, com certeza preço de leite teria despencado.
Qual a sua dúvida hoje?