Balança Comercial de fevereiro: Brasil exporta mais leite do que importa

De acordo com os dados da Balança Comercial divulgados nesta terça-feira (11), em fevereiro, as exportações de lácteos apresentaram baixa de 36% em relação a janeiro, alcançando 6 mil toneladas. Entretanto, as importações apresentaram uma queda ainda maior (52%). Isto fez com que a balança, em termos de volume de leite, tenha ficado positiva, com saldo final de [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

De acordo com os dados da Balança Comercial divulgados nesta terça-feira (11), em fevereiro, as exportações de lácteos apresentaram baixa de 36% em relação a janeiro, alcançando 6 mil toneladas. Entretanto, as importações apresentaram uma queda ainda maior (52%). Isto fez com que a balança, em termos de volume de leite, tenha ficado positiva, com saldo final de aproximadamente 678 mil quilos.

Apesar disso, em termos financeiros, a balança comercial permaneceu com déficit, porém com menores valores se comparados ao mês de janeiro deste ano, totalizando 1,2 milhões de dólares, cerca de 10% do valor total do mês passado.

Tabela: Balança Comercial de Lácteos – Fevereiro de 2014

Fonte: MDIC - Elaboração: MilkPoint

Ao analisarmos o volume importado em equivalente-leite (a quantidade de leite utilizada para produzir um quilo de determinado produto) observa-se que foram internalizados 35,9 milhões de litros, queda de 44% frente às importações de janeiro. A Argentina foi responsável por 80,2% da quantidade importada, mesmo com problemas de exportação para o combate da inflação no país. Clique aqui para entender mais sobre o problema Argentino. As exportações em equivalente-leite também involuíram, com baixa de 50%.

Gráfico: Quantidade de equivalente-leite exportada anual (milhões de litros de leite)

Fonte: Milkpoint, a partir de dados do MDIC

No acumulado destes dois últimos meses, em termos de equivalente leite, o Brasil já exportou 60,12% de toda a quantidade somada em 2013 e cerca de 68,82% quando comparados com o ano de 2012, conforme pode ser visto no Gráfico 1.

O valor médio dos produtos lácteos importados foi de US$4,59/kg, 14% acima do valor apresentado em janeiro.

Esta matéria é do MilkPoint, com dados do MDIC.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

claudir jorge kuhn
CLAUDIR JORGE KUHN

TOLEDO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/03/2014

Então, por que vendemos leite mais barato do que o importado? Será por causa da qualidade ou por contratos macabros?
Qual a sua dúvida hoje?