O método de fixação de preços do leite da cooperativa de lácteos neozelandesa Fonterra está consistente segundo o Ato de Comércio e permite a concorrência, disse a Comissão de Comércio da Nova Zelândia.
A Fonterra forneceu informações insuficientes sobre seis dos 13 requerimentos legislativos relacionados ao sistema de fixação de preços do leite. Um dos itens foi a divulgação de rendimentos que não era transparente porque a "metodologia para cálculo dos rendimentos não está claramente descrita no manual de preços do leite".
Embora o exercício de simulação e as revisões futuras não tenham requerido que a comissão avaliasse a transparência do manual de preço do leite, "identificamos áreas onde requereremos mais informações para uma próxima análise e outras áreas onde consideramos que a clareza e o conteúdo do manual de preços o leite da Fonterra podem ser melhorados".
Entretanto, a Comissão concluiu que o regime "está consistente com a proposta e os princípios do regime de preços do leite determinado no Ato de Reestruturação da Indústria de Lácteos".
O ato foi aprovado a fim de permitir que a Fonterra estabeleça seu sistema de Comércio de Ações Entre Produtores. A regulação da fixação de preços do leite é essencial para estimular a competição doméstica para a Fonterra.
A Comissão notou várias limitações na revisão da simulação, algumas delas serão retificadas em futuras revisões. Entre essas limitações, está, por exemplo, o fato de nem todas as informações recebidas da Fonterra estarem disponíveis e a não revisão da adequação dos valores de capitais ativos.
A reportagem é do http://tvnz.co.nz, traduzida e adaptada pela equipe MilkPoint.
NZ: Fixação de preço do leite da Fonterra é aprovada
O método de fixação de preços do leite da cooperativa de lácteos neozelandesa Fonterra está consistente segundo o Ato de Comércio e permite a concorrência, disse a Comissão de Comércio da Nova Zelândia.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.