Um novo estudo australiano descobriu que a maioria das pessoas da Austrália não está consumindo a quantidade ideal de lácteos por dia. Nos Estados Unidos, pesquisadores que buscavam uma relação entre obesidade e consumo de alimentos lácteos ricos em gordura se surpreenderam ao descobrir que consumir entre 3-4 porções de lácteos por dia em uma dieta com restrição de calorias na verdade leva a uma maior perda de peso e de gordura, comparado com um regime padrão de restrição de calorias.
O estudo australiano, publicado no The Australian and New Zealand Journal of Public Heatlh, mostrou que duas em cada três mulheres e adolescentes do sexo feminino estão deixando de consumir a quantidade diária recomendada de lácteos, e mais da metade dos homens e adolescentes do sexo masculino não estão consumindo a quantidade recomendada também.
A nutricionista, Julie Gilbert, disse que essa informação é alarmante sabendo que muitas crianças têm deficiência de cálcio. "A adolescência é uma oportunidade para absorver o máximo de cálcio possível e os lácteos são a melhor forma de fazer isso. Associa-se lácteos a vários problemas, desde ganho de peso até sinusite, mas isso é completamente falso".
A nutricionista do Dairy Australia, Glenys Zucco, disse que as preocupações sobre ganho de peso são provavelmente o motivo pelo qual 83% das meninas adolescentes não consomem leite, queijos e iogurte. As mulheres com mais de 50 anos também têm um risco particular e precisam aumentar suas porções de lácteos para quatro por dia.
"Os alimentos lácteos não engordam e não levam ao ganho de peso. Estudos mostraram que se você seguir uma dieta de controle de consumo de calorias, terá um maior perda de peso se consumir lácteos", disse Zucco.
As novas diretrizes dietéticas do Conselho Nacional de Pesquisa em Medicina e Saúde, sugerem que o consumo das quantidades corretas de lácteos pode também estar relacionado aos menores riscos de desenvolvimento de problemas de saúde, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas, derrame e câncer cólon-retal.
"As pessoas consomem lácteos ocasionalmente - elas consomem leite no café da manhã ou usam queijos em uma receita -, ao invés de ter como objetivo uma ingestão diária específica", disse Zucco.
As atuais diretrizes dietéticas recomendam quatro porções de lácteos para todos com idade de 12-18 anos e, para homens de mais de 70 anos e mulheres com mais de 50 anos. Três porções por dia é a meta para todos os outros.
A reportagem é do Heraldsun.com.au, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Nutricionista afirma que o consumo de lácteos auxilia na perda de peso
"Os alimentos lácteos não engordam e não levam ao ganho de peso. Estudos mostraram que se você seguir uma dieta de controle de consumo de calorias, terá um maior perda de peso se consumir lácteos", disse a nutricionista do Dairy Australia, Glenys Zucco.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.