ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nova Zelândia: Fonterra compensa produtores de leite prejudicados pelo ciclone Gabrielle

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/02/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Fonterra continuará pagando uma compensação para os produtores de leite que foram forçados a parar de ordenhar e secar suas vacas, após o ciclone Gabrielle, que continua impedindo que os caminhões-tanque recolham leite em suas fazendas.

O ciclone Gabrielle atingiu a Nova Zelândia dia 14 de fevereiro, levando o país a declarar estado de emergência nacional. Considerado pelas autoridades um desastre natural “sem precedentes”, as enchentes causadas pelo fenômeno obrigaram moradores a subirem em telhados e diversas casas foram destruídas por deslizamentos de terra. “O ciclone Gabrielle é o evento climático mais significativo que a Nova Zelândia já viu neste século. A gravidade e os danos que estamos vendo não são sentidos há uma geração”, disse o primeiro-ministro, Chris Hipkins.
 

Efeitos na produção de leite

Diante desse cenário, alguns produtores foram forçados a descartar leite por não conseguirem manter o produto fresco e dentro dos padrões de segurança alimentar, depois que o ciclone causou cortes de energia e os caminhões-tanque de leite não conseguiram chegar às fazendas.

As vacas que não podiam ser ordenhadas precisaram ser secas porque ficariam suscetíveis à mastite se não fossem ordenhadas por longos períodos.

Um porta-voz da Fonterra disse que o contrato de fornecimento estabelece regras de pagamento aos produtores em circunstâncias como essa.

Como o ciclone foi um evento de força maior e a Fonterra teve que instruir os produtores a descartar o leite ou secar as vacas, uma compensação apropriada seria feita, disse o porta-voz da cooperativa.

A diretora do grupo na Fonterra's Farm Source, Anne Douglas, disse que algumas fazendas em Hawke's Bay tiveram que secar as vacas porque os danos causados pelas enchentes nas estradas e pontes impediram que os caminhões-tanque da Fonterra chegassem até elas. Mas as coletas de leite voltaram ao normal desde o ciclone, disse Douglas. A Fonterra não quis confirmar como os pagamentos funcionariam, dizendo que os termos dos pagamentos com os produtores eram privados.

No entanto, fontes da indústria de laticínios, que falaram sob condição de anonimato porque não estavam autorizadas a falar sobre o assunto, disseram que a Fonterra provavelmente pegaria os ganhos mensais médios de uma fazenda nos últimos três anos e pagaria ao produtor o equivalente a cada mês pelo resto da temporada.

Uma fazenda pode levar até três meses para se recuperar e a Fonterra pode, alternativamente, pagar apenas por esse período, disseram as fontes.

O produtor de leite de Waikato, Pete Morgan, disse que a capacidade da Fonterra de pagar aos produtores que não puderam entregar leite por causa do ciclone mostrou a força que havia em um sistema cooperativo. “Isso ressalta a filosofia da cooperativa, o motivo de fazer parte de uma e o que vocês estão tentando alcançar coletivamente”, disse Morgan.

Como os produtores de leite eram em sua maioria exportadores, eles não competiam entre si, mas sim com produtores no exterior, e fazia sentido apoiar aqueles que precisavam, disse Morgan.

A Fonterra continuou enviando equipes de helicóptero para as áreas isoladas para fornecer assistência e se concentrou em estabelecer linhas de comunicação com os produtores nas áreas mais atingidas para entender o que eles precisavam, disse Douglas.

As informações são da revista VEJA e do Stuff, traduzidas pela Equipe MilkPoint.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures