O boom na produção de iogurte grego deu o impulso necessário para que o Estado de Nova York passasse à frente do Estado da Califórnia como o maior produtor de iogurte dos Estados Unidos. No ano passado, a Califórnia representou 13% da produção de iogurte dos Estados Unidos, enquanto Nova York teve uma participação de quase 16%.
A mudança no ranking em 2012 foi associada com o crescimento no consumo de iogurte grego e com o fato de Nova York ser líder na produção desse produto. Esses dados vêm de um documento sobre mercados de lácteos, de Robert Boynton e Andrew Novakovic, da Universidade de Cornell.
Porém, quem está consumindo iogurte grego, o que essas pessoas querem, isso veio à custa de outros produtos? Dados recentes indicam que as vendas de iogurte no varejo ocorrem principalmente em supermercados (dois terços de todas as vendas varejistas). Quase todo o terço restante é vendido em drogarias. Dados do IRI InfoScan mostram que 83% das famílias dos Estados Unidos compraram algum tipo de iogurte em 2012.
No ano passado, os homens adultos representaram 25% do total do consumo de iogurte em casa. As mulheres representaram 52%, com as crianças e adolescentes consumindo o restante. Esses dados também mostram que os iogurtes com baixo teor de gordura são os preferidos, representando 90% a 95% de todas as vendas de iogurte.
Os iogurtes gregos apresentaram um crescimento fenomenal. Em 2012, as vendas de iogurte grego foram 34% do valor total de iogurtes e 22,5% dos volumes totais de vendas. Em 2009, este percentual era de apenas 2% das vendas totais de iogurte. De 2011 a 2012, as vendas de iogurte tradicional caíram em 10% em volume, enquanto o volume de iogurte grego aumentou em 71% no mesmo período.
Logo depois do boom, os analistas de mercado indicaram que essas vendas eram principalmente de dois tipos de consumidores: mulheres que já eram consumidoras de iogurtes e homens que viram o iogurte grego como um novo produto nutricional esportivo. Esses homens eram novos consumidores, que estavam substituindo outros suplementos de proteína por iogurte grego.
Em ambos esses casos, há uma canibalização das vendas de produtos lácteos. É provável que novos produtos à base de iogurte grego tenham aumentado o uso total de leite, mas o produto é frequentemente visto como um substituto de creme de leite, manteiga ou outros usos culinários.
É provável que o iogurte grego se torne uma parte permanente do setor de alimentos dos Estados Unidos. No entanto, o consumo per capita de iogurte neste país ainda é bem menor do que na Europa. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima que o consumo per capita de iogurte aumentou de 0,91 quilos em 1975 para cerca de 6,35 quilos atualmente. Isso ainda é bem menos que os 27,22 quilos consumidos na Alemanha e França, bem como dos 9 quilos consumidos no Canadá. Os gastos per capita dos Estados Unidos com todos os tipos de iogurte foi de US$ 21,10, enquanto na Europa, esse valor é de US$ 41.
A reportagem é do http://www.hoards.com, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.