
Os produtores Margaretha Elizabeth Borger, Leonardo Cornélio Borger e Anna Christie De Geus (da esquerda para direita)
Na época cada um contribuiu com uma propriedade (Chácara Tjemara, Chácara Garenne e Chácara das Flores). Mas para complementar, arrendaram mais uma pequena área. E foi assim, com aproximadamente 220 hectares voltados para a produção leiteira que alcançaram os 5.000 litros/dia. Além do leite, a parceria inclui agricultura, pois no verão também produzem milho e soja.
No início ordenhavam apenas em uma propridade, mas como a atividade começou a crescer, foi necessário providenciar mais uma sala de ordenha e atualmente ordenham 190 animais, divididos em duas propriedades, sendo uma com 70 animais e outra com 120 animais.

Chácara Garenne - Sala de ordenha para 70 animais
A maior parte do rebanho é Holandês Preto e Branco, com presença também do Vermelho e Branco e apenas 1/5 é Jersey.

Chácara Tjemara - Anna e seu rebanho
Os animais são criados em sistema de semi-confinamento, o trato todo é feito no cocho, mas os animais tem livre acesso ao pasto. Os parceiros estão investindo em estruturas e em pouco tempo a propriedade estará trabalhando sob confinamento.

Chácara Tjemara - Construção do confinamento (pré-moldado)
Apesar de haver divisão de atividades entre as propriedades, o leite é vendido em nome da parceria. E não é só na venda do leite que se comportam como tal. Tudo é feito como se fossem um único produtor e tanto as receitas quanto os custos são divididos igualmente entre os três.
A gestão e as responsabilidades também respeitam o princípio da igualdade. Anna Christie fica responsável pela administração, Leonardo cuida da agricultura (plantio dos pastos, soja e milho) e Margaretha fica com as compras e mantém a união dos parceiros.
Além deles, funcionários contratados e mais alguns familiares trabalham nas fazendas, como é o caso do sobrinho Nicholas - responsável pela leiteria de 70 animais - e mais algumas sobrinhas que auxiliam na parte administrativa. Contam ainda com a assistência técnica completa oferecida pela cooperativa a qual fazem parte, a Cooperativa Batavo.
O segredo do sucesso da parceria segundo Anna Christie é gostar do faz "Estamos satisfeitos com a atividade leiteira. Quando a gente gosta, a gente veste a camisa e encara todas as dificuldades!"

Chácara Garenne - Rebanho no pasto

Chácara das Flores - Criação de animais jovens e vacas secas

Chácara das Flores - Criação de animais jovens e vacas secas
A matéria é da Equipe MilkPoint.
