Nossa Comunidade: Margaretha Elizabeth Borger, Leonardo Cornélio Borger e Anna Christie De Geus - uma parceria que deu certo

Em Carambeí -PR, três produtores descendentes de holandeses decidiram se unir e apostar em uma parceria para a produção de leite. Margaretha Elizabeth Borger, seu irmão Leonardo Cornélio Borger e sua prima Anna Christie De Geus estão juntos no negócio há 12 anos em busca de um objetivo comum: a excelência na produção leiteira!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0

Em Carambeí -PR, três produtores descendentes de holandeses decidiram se unir e apostar em uma parceria para a produção de leite. Margaretha Elizabeth Borger, seu irmão Leonardo Cornélio Borger e sua prima Anna Christie De Geus estão juntos no negócio há 12 anos em busca de um objetivo comum: a excelência na produção leiteira!

Figura 1
Os produtores Margaretha Elizabeth Borger, Leonardo Cornélio Borger e Anna Christie De Geus (da esquerda para direita)

Na época cada um contribuiu com uma propriedade (Chácara Tjemara, Chácara Garenne e Chácara das Flores). Mas para complementar, arrendaram mais uma pequena área. E foi assim, com aproximadamente 220 hectares voltados para a produção leiteira que alcançaram os 5.000 litros/dia. Além do leite, a parceria inclui agricultura, pois no verão também produzem milho e soja.

No início ordenhavam apenas em uma propridade, mas como a atividade começou a crescer, foi necessário providenciar mais uma sala de ordenha e atualmente ordenham 190 animais, divididos em duas propriedades, sendo uma com 70 animais e outra com 120 animais.

Figura 2
Chácara Garenne - Sala de ordenha para 70 animais

A maior parte do rebanho é Holandês Preto e Branco, com presença também do Vermelho e Branco e apenas 1/5 é Jersey.

Figura 3
Chácara Tjemara - Anna e seu rebanho

Os animais são criados em sistema de semi-confinamento, o trato todo é feito no cocho, mas os animais tem livre acesso ao pasto. Os parceiros estão investindo em estruturas e em pouco tempo a propriedade estará trabalhando sob confinamento.

Figura 4
Chácara Tjemara - Construção do confinamento (pré-moldado)

Apesar de haver divisão de atividades entre as propriedades, o leite é vendido em nome da parceria. E não é só na venda do leite que se comportam como tal. Tudo é feito como se fossem um único produtor e tanto as receitas quanto os custos são divididos igualmente entre os três.

A gestão e as responsabilidades também respeitam o princípio da igualdade. Anna Christie fica responsável pela administração, Leonardo cuida da agricultura (plantio dos pastos, soja e milho) e Margaretha fica com as compras e mantém a união dos parceiros.

Além deles, funcionários contratados e mais alguns familiares trabalham nas fazendas, como é o caso do sobrinho Nicholas - responsável pela leiteria de 70 animais - e mais algumas sobrinhas que auxiliam na parte administrativa. Contam ainda com a assistência técnica completa oferecida pela cooperativa a qual fazem parte, a Cooperativa Batavo.

O segredo do sucesso da parceria segundo Anna Christie é gostar do faz "Estamos satisfeitos com a atividade leiteira. Quando a gente gosta, a gente veste a camisa e encara todas as dificuldades!"

Figura 5
Chácara Garenne - Rebanho no pasto

Figura 6
Chácara das Flores - Criação de animais jovens e vacas secas

Figura 7
Chácara das Flores - Criação de animais jovens e vacas secas

A matéria é da Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Guilherme Alves de Mello Franco
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/09/2012

Prezado Guilherme Gonçalves: Inexiste lugar no mundo em que não seja viável o sistema de reclusão integral de bovinos de leite, excluindo-se, por óbvio, os Polos Sul e Norte (rsrsrs). Temos criação confinada no Canadá e nos Estados Unidos da América (com temperaturas em torno de cinquenta graus negativos) e no Deserto do Saara (com temperaturas acima de quarenta graus positios), caso de Israel, com volume e qualidade impressionantes.


Gostaria de saber como andam os empreendimentos daí do Ceará em face da enorme seca que assola a região. Com o sistema confinado pouco há de afetação em face dos rigores climáticos, mas, a campo, não há como não contabilizar prejuízos. Soja, Milho, Amendoim, Caroço de Algodão, podemos trazer de outras regiões, mas capim e água, não.


Quanto ao sistema de média de lactação, perdoe-me, mas, com a moderna pecuária de escala de produção, este se torma imprescindível e dita, de forma indene de dúvidas, os rumos do negócio. Desafio a você a provar que uma vaca de quarenta e cinco litros/dia seja menos lucrativa do que uma de vinte. Mesmo porque, estamos a falar de eficiência e, portanto, as experiências que não são bem conduzidas não nos servem de exemplo.


Um abraço,


GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO


FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG


=HÁ SETE ANOS CONFINANDO QUALIDADE=
Guilherme Gonçalves
GUILHERME GONÇALVES

FORTALEZA - CEARÁ - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS

EM 31/08/2012

Parabéns às primas Anna e Margaretha, que tive o prazer de conhecer na viagem à Holanda, pelo belo trabalho.

Quanto ao comentário do Guilherme Franco, temos que entender que o Ceará está inserido em uma região totalmente distinta do Paraná, e o sistema mais adequado para o Paraná nem sempre será o mesmo para o Ceará.

Temos aqui Fazendas que apresentam alta rentabilidade em sistema de pastejo com suplementação no cocho, o que comprova a eficácia deste sistema. E média de lactação nem sempre é sinônimo de rentabilidade, podemos ter o mesmo lucro por vaca com produções mais baixas, tudo depende do sistema de produção e da gestão do negócio.

Abraço às Primas e parabéns à Bia pelas matérias que tem publicado.

Guilherme Gonçalves
Anna Christie de Geus
ANNA CHRISTIE DE GEUS

CARAMBEÍ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/08/2012

Maria Beatriz,

Você foi fiel ao que lhe contamos sobre a nossa parceria e montou a reportagem com muita perspicácia. Parabéns! Ficamos bem satisfeitos.

Vai aí o nosso muito obrigado.

Abraços,

Margaretha, Leonardo, Anna
Teresa Jácomo Balestra
TERESA JÁCOMO BALESTRA

INHUMAS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/08/2012

Margaretha e Anna,

Parabéns.


Desejamos a vocês muito sucesso na atividades, pois são grandes guerreiras.


Um grande abraço,


Teresa e Adriano
Camillo F.C. Canella Filho
CAMILLO F.C. CANELLA FILHO

VARGINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/08/2012

Parabéns Margaretha e Anna, estou com muita vontade de ir aí no Paraná  e vistar vocês e o Sr. Hans e o Herman. Muito bacana a reportagem e sucesso para vocês.


Um abraço do amigo da viagem da Holanda.


Camillo Francesco Cesare Canella Filho.


Bia parabéns pela reportagem ficou ótima.
Mauro Gonçalves
MAURO GONÇALVES

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 09/08/2012

Parabéns aos proprietários pelo desempenho demonstrado. Reforço a frase " Quando a gente gosta, a gente veste a camisa e encara todas as dificuldades!" ,  se bem que,  não seria mal se os governantes lembrassem que que existem produtores de leite no Brasil.

Um grande abraço a Margaretha e a Anna.
Hermenegildo de Assis Villaça
HERMENEGILDO DE ASSIS VILLAÇA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 09/08/2012

    O pequeno prodotor não desaparecerá, com muitos alegam. Desaparecerão, os ineficientes,sejam pequenos,médios ou grandes. Pequenos, como no caso em pauta ,unidos,tornam-se grandes e  eficientes. No Brasil tem lugar para todos.    O importante é a gestão;seja na cria, recria,produção e comercio ; em separado ou em conjunto.  Nunca se esquecendo que  QUALIDADE é a alma do negócio,principalmente quanto ao produto final:LEITE.
Guilherme Alves de Mello Franco
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/08/2012

Prezados Senhores: Este modelo de produção, notem, é bem mais eficiente e rentável do que aquele do interior do Ceará. Verifiquem, somente, o número de animais em lactação e o volume produzido. Parabéns aos parceiros aqui descritos. A opção pelo confinamento integral irá, de forma indene de dúvidas, ampliar sobremaneira a produtividade.

GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG

=HÁ SETE ANOS CONFINANDO QUALIDADE=

Qual a sua dúvida hoje?