Focada em investir em outros segmentos, Nestlé vende seu negócio de água no Brasil

A Nestlé anunciou ontem a venda de seu negócio de água no Brasil para o grupo Edson Queiroz, dono das marcas Indaiá e Minalba. A operação envolve as águas São Lourenço e Petrópolis, além de fábricas da multinacional localizadas em São Paulo, Minas Gerais e Rio. O valor da transação não foi divulgado pelas duas empresas, que confirmaram o negócio por meio de comunicados. A operação ocorre em um ano para o qual analistas projetam crescimento no setor de água mineral.

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A Nestlé anunciou ontem a venda de seu negócio de água no Brasil para o grupo Edson Queiroz, dono das marcas Indaiá e Minalba. A operação envolve as águas São Lourenço e Petrópolis, além de fábricas da multinacional localizadas em São Paulo, Minas Gerais e Rio. O valor da transação não foi divulgado pelas duas empresas, que confirmaram o negócio por meio de comunicados. A operação ocorre em um ano para o qual analistas projetam crescimento no setor de água mineral.

Além de assumir a produção das marcas hoje controladas pela Nestlé, o grupo Edson Queiroz também adquiriu os direitos de licenciamento da Pureza Vital e de distribuição no país das importadas Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna.

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O grupo Edson Queiroz é uma empresa familiar, baseada no Ceará. A companhia, que também atua em setores como comunicação e tintas, é a maior produtora de água mineral do país, com 10,7% de participação no volume consumido ano passado, segundo dados da Euromonitor. A Nestlé Waters tem 1,9% do mercado. Em nota, o diretor-presidente da Edson Queiroz, Abelardo Gadelha Rocha Neto, destacou que a aquisição é estratégica para o crescimento do negócio.

“Ao lado de Indaiá e Minalba, as marcas da Nestlé Waters Brasil, reconhecidas e respeitadas em todo o mundo, incrementarão o nosso portfólio de águas minerais e bebidas prontas”, afirmou o executivo.

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A Nestlé começou a investir no negócio de água mineral em 1992, quando lançou globalmente a Nestlé Waters. No mesmo ano, adquiriu o Parque das Águas, na cidade mineira de São Lourenço, onde é produzida a água que leva o nome da cidade. Em 2015, quando a marca completou 125 anos, a empresa investiu R$ 2,5 milhões na renovação de seu principal produto.

Prioridade a outros setores

Procurada, a Nestlé não explicou por que mudou de estratégia. Em nota, informou que a empresa continua focada em investir em segmentos nos quais vê perspectiva de forte crescimento futuro, como café, produtos lácteos, nutrição, e novas áreas, como produtos orgânicos.

Na avaliação da analista da consultoria Lafis Fernanda Mansano, que acompanha o setor de bebidas, pode ser um sinal de que a Nestlé quer dar prioridade a setores em que é mais competitiva, já que os dados do setor são bons: as vendas devem crescer até 2% neste ano. "O setor cresceu continuamente de 2011 a 2016. A Nestlé pode estar querendo aumentar a participação no mercado de chocolates, por exemplo. A empresa para a qual ela está vendendo já é líder de mercado", afirma Fernanda.

As empresas informaram que os funcionários da Nestlé Waters serão mantidos, mas esta não informou quantas pessoas atuam na divisão brasileira. A operação está sujeita à aprovação do Cade.

As informações são do jornal O Globo.

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