A Nestlé vai assumir formalmente o controle das operações de nutrição da Pfizer em 2013, após vencer uma acirrada disputa pelos negócios com uma oferta em dinheiro de US$ 11,85 bilhões. O grupo suíço de alimentos superou concorrentes como a francesa Danone, vencendo o leilão que foi desencadeado pela decisão da Pfizer de concentrar-se em suas operações farmacêuticas.
O negócio, uma disputa rara para a Nestlé, reflete o desejo do grupo de crescer particularmente nos mercados emergentes e reforçar sua linha de produtos de nutrição infantil. Isso vai exigir vários meses de aprovações regulatórias ao redor do mundo. Consultores dizem que a Nestlé conseguirá evitar vendas importantes de ativos para obter as aprovações antitruste.
Paul Bulcke, presidente-executivo da Nestlé, disse ontem: "A nutrição infantil tem sido o coração de nossa companhia desde que ela foi fundada em 1866. A Pfizer Nutrition é um excelente ajuste estratégico e esta aquisição reforça nosso compromisso em ser a maior companhia de nutrição, saúde e bem-estar do mundo".
Os negócios de nutrição da Pfizer, herdados quando ela comprou a Wyeth em 2009, por US$ 68 bilhões, tiveram uma receita de US$ 2,1 bilhões em 2011, um crescimento de 15% sobre 2010. Eles vendem fórmulas especiais para bebês e crianças, fórmulas de transição e produtos de nutrição materna e adulta.
A venda será o maior desinvestimento da Pfizer desde a venda, por US$ 16,6 bilhões, de marcas de produtos de consumo de saúde que incluíam o remédio para resfriado Sudafeld e o creme contra dor Bengay, para a Johnson & Johnson em 2006. Ela ocorre antes de uma planejada venda ou desmembramento da divisão de saúde animal da Pfizer, que segundo analistas poderá gerar US$ 15 bilhões e terá entre o candidatos a compra a Bayer e a Novartis.
A Pfizer disse que vai atualizar suas diretrizes financeiras para 2012 quando divulgar os resultados de seu primeiro trimestre financeiro de 2012, em 1º de maio.
Kurt Schmidt, presidente da Nestlé Nutrition, disse que a aquisição foi complementar do ponto de vista geográfico, com 85% das vendas ocorrendo nos mercados emergentes e com negócios adicionais no Reino Unido, onde a Nestlé não está presente no segmento.
"Esta é uma categoria de crescimento elevado, onde os nascimentos estão. Portanto, é o lugar certo para se estar", disse ele. Números da firma de pesquisas de mercado Euromonitor mostram que 45% do crescimento do mercado de nutrição infantil nos próximos cinco anos virá da Grande China, região que responde por cerca de um terço das receitas dessa unidade de Pfizer, de US$ 2,1 bilhões.
A Pfizer foi auxiliada pelo Morgan Stanleye pela Centerview. A principal consultora da Nestlé foi a Rothschild & Cie. Ontem, a ação da Nestlé caiu 2,8% na Bolsa de Zurique.
A matéria é do Valor, adaptada pela Equipe MilkPoint.
Nestlé compra nutrição da Pfizer por US$ 11,8 bi
A Nestlé vai assumir formalmente o controle das operações de nutrição da Pfizer em 2013, após vencer uma acirrada disputa pelos negócios com uma oferta em dinheiro de US$ 11,85 bilhões. O grupo suíço de alimentos superou concorrentes como a francesa Danone, vencendo o leilão que foi desencadeado pela decisão da Pfizer de concentrar-se em suas operações farmacêuticas.
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