MT: Produção de leite deve aumentar 30% em três meses

A produção de leite no Mato Grosso poderá aumentar em cerca de 30% nos próximos três meses. O início do período chuvoso, que melhorou a qualidade das pastagens, já refletiu na capacidade de produção no campo e nas indústrias do estado.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A produção de leite em Mato Grosso poderá aumentar em cerca de 30% nos próximos três meses. O início do período chuvoso, que melhorou a qualidade das pastagens, já refletiu na capacidade de produção no campo e nas indústrias do estado.

De acordo com diretor executivo da Associação de Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite), Carlos Augusto Zanata, as indústrias do estado estão aumentando o processamento de 1,5 milhão de litros de leite para 2 milhões de litros/dia. Atualmente, o estado conta com uma produção de 780 milhões de litros de leite por ano.

Com o período das águas, a estimativa é de redução no preço pago ao produtor e consequentemente cobrado do consumidor final. Durante a seca, o preço médio saltou de R$ 0,738/l para R$ 0,853/l, aumento de 15,58%, conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O aquecimento do setor também impactou positivamente nas adesões ao programa Produção de Leite de Qualidade - Leite Legal, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com Sindicatos dos Produtores Rurais, Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) e laticínios.

De acordo com o presidente da Aproleite, Alessandro Casado, foi observado uma melhora significativa na qualidade do produto das propriedades que foram atendidas pelo programa. "Para 2014 já temos demandas de laticínios de vários municípios, como em Campinápolis e Porto Alegre do Norte".

Programa - O Leite Legal tem o objetivo de capacitar produtores rurais dentro dos novos parâmetros para Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT), estabelecidos pela Instrução Normativa nº 62/2011.

As informações são do G1 MT, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.


Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?