MS: Manifesto une produtores de leite de 10 estados

Com o intuito de pedir apoio ao governo federal, movimento idealizado em Mato Grosso do Sul ganhou adesão de outros nove estados onde a reinvindicação é a mesma: fim da importação indiscriminada e mais incentivos para o setor

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 23
Ícone para curtir artigo 0

Entidades setoriais da cadeia produtiva do leite em Mato Grosso do Sul reuniram-se na manhã desta sexta-feira (14), no Sindicato Rural de Campo Grande, para entrega de um manifesto de protesto. No documento o setor pede a adoção de medidas de proteção e que assegure competitividade do mercado interno. A centralização das assinaturas dos estados participantes do manifesto acontece no dia 28 de setembro na Confederação Nacional da Agricultura (CNA). A expectativa é de reunir cerca de 30 mil assinaturas.

Força tarefa entre as autoridades presentes, a Secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, confirmou agenda para próxima semana na tentativa de levar o assunto ao conhecimento dos ministros de Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O abaixo assinado foi entregue com a adesão de 2.500 pessoas, mas a expectativa segundo o Presidente da Cooperativa Agroindustrial do Vale do Ivinhema (Coopavil), Hernandes Ortiz, é que só em Mato Grosso do Sul a adesão chegue a 5 mil até o final do mês. "Partimos para este evento buscando a oportunidade de pedir apoio do governo para este setor que hoje mantém 90% dos assentamentos no Brasil como principal atividade", destaca Ortiz.

Ainda segundo Hernandes Ortiz, que vem articulando e mantendo contato com os demais estados, a expectativa mínima é que cerca de 30 mil pessoas participem do abaixo assinado nos 9 estados que já confirmaram apoio ao manifesto, são eles: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rondônia e Bahia, além de Mato Grosso do Sul.

Confira o texto do manifesto:

"Os produtores de leite do Estado de Mato Grosso do Sul, através do presente manifesto, vem repudiar a atual política fiscal, com o incentivo fiscal para a importação de leite e derivados de outros Países, o que inviabiliza a produção de leite e derivados pelos produtores brasileiros, que na sua grande maioria é composta por pequenos produtores que desenvolve a referida atividade em regime de economia familiar. Assim, protestam os abaixo assinados, por urgente e imediata adoção de medidas de incentivos fiscais que possibilite a proteção e a competitividade do mercado interno de forma a priorizar o aumento do preço pago ao produtor rural; bem como, da ampliação do consumo de leite e derivados produzidos no Brasil."

Participam do movimento as seguintes instituições: Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite de Mato Grosso do Sul, Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) Conselho Paritário Produtores/Indústrias do Leite (Conseleite), Sindicatos Rurais, Federação das Indústrias de Mato do Sul (Fiems), Sindicato das Indústrias do Leite de Mato Grosso do Sul (Silems), e Organização das Cooperativas do Brasil em MS (OCB/MS).

A matéria é do Seprotur, adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 23
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

LIDIA ATSUMI SEKIGAMI
LIDIA ATSUMI SEKIGAMI

CACOAL - RONDÔNIA

EM 27/09/2012

Parabéns aos meus conterrâneos! Sou natural de Dourados, e me orgulho em saber que a iniciativa desse manifesto partiu dos Sul Matogrossenses. Atualmente moro em RO, e desde o ano passado venho acompanhando as informações sobre produção de leite no Brasil, pois minha família são pequenos produtores aqui na região, e onde o preço é um dos menores do Brasil. Parabéns mais uma vez, e me coloco minha assinatura a disposição.


Lidia A. Sekigami
waldir brasil santiago
WALDIR BRASIL SANTIAGO

ITATINGA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/09/2012

VAMOS MONTAR UM SITE ONDE POSSAMOS MOSTRAR NOSSA REPUGNÂNCIA POR NÃO SERMOS CONSULTADOS PELOS POLÍTICOS,OS QUAIS, MESMO SABENDO QUE SOMOS ALAVANCADORES DESTE PAÍS(RESPONSÁVEIS PELA ELEVAÇÃO DO PIB NOS ÚLTIMOS MESES),PRODUZINDO INCESSANTEMENTE ALIMENTOS,FICAMOS À MERCÊ

DESSES ATOS QUE REFREIAM A VONTADE DE INVESTIR.



AQUI VAI MATO GROSSENSES A MINHA SOLIDARIEDADE E, PARABENIZO-OS PELA BRAVURA TOMADA.



                                                 santiago  
José Maria Solis
JOSÉ MARIA SOLIS

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/09/2012

É muito oportuno o manifesto. Gostaria de assiná-lo. Vale lembrar aos órgãos do Governo, que o produtor de leite é fixador do homem no campo e consequentemente uma garantia na ocupação legal do nosso imenso Brasil.
Geisson Schirmann Vasconcelos
GEISSON SCHIRMANN VASCONCELOS

FORMIGUEIRO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/09/2012

Excelente iniciativa, parabéns!

Vamos nos mobilizar!´


É preciso ir com muitas vacas para Brasília e trancar tudo lá, encher de vacas na frente do Congresso e o do Palácio da Dilma.


Vamos fazer um grande protesto.


Exigimos uma política para o leite, e é para já, chega de papo furado!

1. Queremos a liberação da possibilidade de marketing do leite, para aumentar o consumo per capita. (só no Brasil é proibido fazer propaganda de leite, mas de cerveja e refrigerante pode, coisa de louco)

2. Queremos a taxação e controle do leite importado, principalmente do mercosul.

3. Queremos a desoneração tributária do leite. ( só em um país as avessas como o Brasil, que tem desoneração tributária para compra de carros novos e um alimento básico como leite paga um absurdo de impostos)

4. Queremos linhas de créditos melhores, com juros menores, prazos maiores e limites maiores, para que possamos investir em novos equipamentos, (ordenhadeiras mais modernas, resfriadores a granel, implementos para produzir mais alimentos para as vacas, aquisição de mais e melhores matrizes, equipamentos de irrigação) Os juros deveriam ser de 1% ao ano para até 150 mil reais e 2% ao ano até trezentos mil reais e prazos para pagamentos mais longos, de até quinze anos.

5. Investimento em melhores estradas para transporte do leite, principalmente as estradas vicinais das linhas de coleta de leite.   

Vamos mostrar a nossa força!!!!
elisio antonio de oliveira
ELISIO ANTONIO DE OLIVEIRA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/09/2012



  E isto mesmo, temos que nos unir contra este sistema sucateia nossa agricultura familiar. Estamos juntos.
Fabio Pedro da Silva
FABIO PEDRO DA SILVA

CAMANDUCAIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/09/2012

Vamos nos esforçar para agregar o maior número possível de assinaturas e não deixar a peteca cair. O setor leiteiro está sendo massacrado. Cabe a nós produtores entrar nessa luta sem esmorecer.   
Reinaldo Terra Freitas
REINALDO TERRA FREITAS

PIUMHI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/09/2012

     Gostaria de assinar, eu e vários amigos produtores de leite da minha região. Como fazemos?

     Desde já agradeço!
Gisela Filgueiras de Azevedo
GISELA FILGUEIRAS DE AZEVEDO

CENTRAL DE VENDAS - MINAS GERAIS

EM 24/09/2012

Muito importante esse manifesto. Nós produtores precisamos nos unir cada vez mais, antes de sermos derrotados ou desistirmos do nosso trabalho. Também quero assinar.
jose carlos rocha
JOSE CARLOS ROCHA

RIO GRANDE - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/09/2012

UNIÃO NACIONAL JÁ. Unidos somos fortes.
João Lúcio de Almeida Silveira
JOÃO LÚCIO DE ALMEIDA SILVEIRA

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/09/2012

Precisamos buscar a parceria de laticínios como agente de negociação com o Governo federal, juntamente com as representações civis.
RODRIGO VIEIRA DE MORAIS
RODRIGO VIEIRA DE MORAIS

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/09/2012

A união faz a força.

Como fazemos pra assinar.
joão lemke
JOÃO LEMKE

SÃO LOURENÇO DO SUL - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/09/2012

faço do texto do sr josé mauricio gomes, o meu.
José Maurício Gomes
JOSÉ MAURÍCIO GOMES

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/09/2012

Dona Dilma e demais integrantes do governo: AGUARDEM A RESPOSTA NA URNA, NÓS DO CAMPO AINDA TEMOS FORÇA PARA DERRUBAR OS POLITICOS QUE ESTÃO DE BRAÇOS CRUZADOS E ASSISTEM A NOSSA FALENCIA!! QUERO VER VOCÊS PEDIREM VOTOS PARA OS URUGUAIOS, ARGENTINOS E DEMAIS QUE MAMAM NAS TETAS DO POVO BRASILEIRO!!!
wagner oliveira souza
WAGNER OLIVEIRA SOUZA

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/09/2012

Sou membro do conselho administrativo da Associação Central dos Produtores de Leite Santo Antõnio de Pádua e gostaria de saber como participara do manifesto. Sugiro uma reunião nacional com todas as associações  e cooperativas produtoras de leite, para nos organizarmos e tormarmos decisões em conjunto. Não podemos continuar de braços cruzados assistindo a deteriozação da nossa atividade, vendo nossos filhos desistirem de assumir o comando por falta de condições de sobrevivência econômica, empregados desmotivados por baixos salários, custos elevadíssimos da produção, não só pelo preço dos insumos, falta de estradas, comunicação via internet, constante falta ou baixa qualidade da energia elétrica, etc. . Irresponsável importação de leite.  A continuar o atual quadro, em 2013, o governo vai ter de importar mais leite e tambem vacas, pela quantidade animais ainda produtivos que estão indo par o abate. Wagner Oliveira Souza
Paulo Everson Kobs
PAULO EVERSON KOBS

CUNHA PORÃ - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/09/2012

Comcordo com a opinião do Sr. José Carlos Alves de Itapetininga SP


Tem tanta coisa errada na política agrícola...onde poderíamos colocar algum assunto em discussão, ou votação, melhorando em muito a situação da agricultura nacional.


Acredito que na ocasião do assunto tratado, teria o apoio de muitos pequenos empresários rurais.


Se pudesse, também assinaria o mesmo.


Paulo Kobs


Sergio Braz
SERGIO BRAZ

MATEUS LEME - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/09/2012

Tambèm gostaria muito de participar desse manifesto "abaixo assinado", seria realmente muito importante que disponibilizassem uma forma de participar online...

Fazenda lua Nova /MG - Gado Jersey.

Marcio
MARCIO

SÃO JOÃO NEPOMUCENO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/09/2012

Já assinei e conclamo a todos a o fazerem também .Só nos unindo é que provaremos aos nossos governantes a nossa força, se cada um que assinar pedir a ssinatura de mais um seremos GRANDES em breve. Concordo com o Fabio ,o Diomar e o Tarciso .Hoje o preço da ração que faço já esta empatando com o litro de leite, tive que modificar a fórmula para baratear e aí caiu a produção. Está aí a ENCRUZILHADA.
Márcio F. Teixeira
MÁRCIO F. TEIXEIRA

ITAPURANGA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/09/2012

Iniciei, diretamente, na produção de leite, após assumir a propriedade do meu pai em 1996 quando me formei em agronomia. Participei de inúmeras reuniões promovidas pela CNA e FAEG incentivando as melhorias na produção de leite, que na época, eram muito precárias. Após todo esse tempo pergunto, o que foi feito pelas nossas entidades, que nós somos obrigados a pagar. Não devemos jogar toda a culpa na falta de união do produtores, mas sim, nas entidades que não nos defende, que não lutam pelos nossos reais interesses. Na minha opinião é por isso é que estamos nessa situação decadente, sem ânimo e perigosa, no sentido financeiro. Quanto ao governo, o mesmo tem agido como os gigolôs de vacas, só que eles fazem isso com os produtores brasileiros. É uma pena.
ricardo ferreira rodrigues
RICARDO FERREIRA RODRIGUES

RECIFE - PERNAMBUCO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/09/2012

Na qualidade de Presidente da Associação Nordestina da Agricultura e Pecuária, com sede em Pernambuco, gostaria de uma orientação no sentido de como poderemos também nos engajar nesse manifesto. Poderão enviar e-mail com as respostas para anap.agro@gmail.com


Cordialmente,


Ricardo Rodrigues
José Carlos Alves
JOSÉ CARLOS ALVES

ITAPETININGA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/09/2012

Itapetininga - SP


Seria de suma importancia que este abaixo assinado pudesse ser acessado (site) para que pudessemos votar. Talvez o milkpoint pudesse ter esta iniciativa de disponibilizar esta ferramenta (abaixo assinado on line) onde pudessemos expressar nosso sentimento em relação às políticas que nos (Brasil) nos afetam e assim tentarmos pressionar por mudanças (já que este desgoverno parece não estar ao lado de quem realmente merece).
Qual a sua dúvida hoje?