MS: Manifesto une produtores de leite de 10 estados
Com o intuito de pedir apoio ao governo federal, movimento idealizado em Mato Grosso do Sul ganhou adesão de outros nove estados onde a reinvindicação é a mesma: fim da importação indiscriminada e mais incentivos para o setor
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Força tarefa entre as autoridades presentes, a Secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, confirmou agenda para próxima semana na tentativa de levar o assunto ao conhecimento dos ministros de Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O abaixo assinado foi entregue com a adesão de 2.500 pessoas, mas a expectativa segundo o Presidente da Cooperativa Agroindustrial do Vale do Ivinhema (Coopavil), Hernandes Ortiz, é que só em Mato Grosso do Sul a adesão chegue a 5 mil até o final do mês. "Partimos para este evento buscando a oportunidade de pedir apoio do governo para este setor que hoje mantém 90% dos assentamentos no Brasil como principal atividade", destaca Ortiz.
Ainda segundo Hernandes Ortiz, que vem articulando e mantendo contato com os demais estados, a expectativa mínima é que cerca de 30 mil pessoas participem do abaixo assinado nos 9 estados que já confirmaram apoio ao manifesto, são eles: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rondônia e Bahia, além de Mato Grosso do Sul.
Confira o texto do manifesto:
"Os produtores de leite do Estado de Mato Grosso do Sul, através do presente manifesto, vem repudiar a atual política fiscal, com o incentivo fiscal para a importação de leite e derivados de outros Países, o que inviabiliza a produção de leite e derivados pelos produtores brasileiros, que na sua grande maioria é composta por pequenos produtores que desenvolve a referida atividade em regime de economia familiar. Assim, protestam os abaixo assinados, por urgente e imediata adoção de medidas de incentivos fiscais que possibilite a proteção e a competitividade do mercado interno de forma a priorizar o aumento do preço pago ao produtor rural; bem como, da ampliação do consumo de leite e derivados produzidos no Brasil."
Participam do movimento as seguintes instituições: Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite de Mato Grosso do Sul, Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) Conselho Paritário Produtores/Indústrias do Leite (Conseleite), Sindicatos Rurais, Federação das Indústrias de Mato do Sul (Fiems), Sindicato das Indústrias do Leite de Mato Grosso do Sul (Silems), e Organização das Cooperativas do Brasil em MS (OCB/MS).
A matéria é do Seprotur, adaptada pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

CACOAL - RONDÔNIA
EM 27/09/2012
Lidia A. Sekigami
ITATINGA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 25/09/2012
DESSES ATOS QUE REFREIAM A VONTADE DE INVESTIR.
AQUI VAI MATO GROSSENSES A MINHA SOLIDARIEDADE E, PARABENIZO-OS PELA BRAVURA TOMADA.
santiago

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 25/09/2012
FORMIGUEIRO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 24/09/2012
Vamos nos mobilizar!´
É preciso ir com muitas vacas para Brasília e trancar tudo lá, encher de vacas na frente do Congresso e o do Palácio da Dilma.
Vamos fazer um grande protesto.
Exigimos uma política para o leite, e é para já, chega de papo furado!
1. Queremos a liberação da possibilidade de marketing do leite, para aumentar o consumo per capita. (só no Brasil é proibido fazer propaganda de leite, mas de cerveja e refrigerante pode, coisa de louco)
2. Queremos a taxação e controle do leite importado, principalmente do mercosul.
3. Queremos a desoneração tributária do leite. ( só em um país as avessas como o Brasil, que tem desoneração tributária para compra de carros novos e um alimento básico como leite paga um absurdo de impostos)
4. Queremos linhas de créditos melhores, com juros menores, prazos maiores e limites maiores, para que possamos investir em novos equipamentos, (ordenhadeiras mais modernas, resfriadores a granel, implementos para produzir mais alimentos para as vacas, aquisição de mais e melhores matrizes, equipamentos de irrigação) Os juros deveriam ser de 1% ao ano para até 150 mil reais e 2% ao ano até trezentos mil reais e prazos para pagamentos mais longos, de até quinze anos.
5. Investimento em melhores estradas para transporte do leite, principalmente as estradas vicinais das linhas de coleta de leite.
Vamos mostrar a nossa força!!!!

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 24/09/2012
E isto mesmo, temos que nos unir contra este sistema sucateia nossa agricultura familiar. Estamos juntos.

CAMANDUCAIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 24/09/2012

PIUMHI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 24/09/2012
Desde já agradeço!
CENTRAL DE VENDAS - MINAS GERAIS
EM 24/09/2012

RIO GRANDE - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 24/09/2012
MURIAÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 24/09/2012

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 24/09/2012
Como fazemos pra assinar.

SÃO LOURENÇO DO SUL - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 21/09/2012

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 19/09/2012

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 19/09/2012

CUNHA PORÃ - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 18/09/2012
Tem tanta coisa errada na política agrícola...onde poderíamos colocar algum assunto em discussão, ou votação, melhorando em muito a situação da agricultura nacional.
Acredito que na ocasião do assunto tratado, teria o apoio de muitos pequenos empresários rurais.
Se pudesse, também assinaria o mesmo.
Paulo Kobs

MATEUS LEME - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 18/09/2012
Fazenda lua Nova /MG - Gado Jersey.

SÃO JOÃO NEPOMUCENO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 18/09/2012

ITAPURANGA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 18/09/2012

RECIFE - PERNAMBUCO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 18/09/2012
Cordialmente,
Ricardo Rodrigues

ITAPETININGA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 18/09/2012
Seria de suma importancia que este abaixo assinado pudesse ser acessado (site) para que pudessemos votar. Talvez o milkpoint pudesse ter esta iniciativa de disponibilizar esta ferramenta (abaixo assinado on line) onde pudessemos expressar nosso sentimento em relação às políticas que nos (Brasil) nos afetam e assim tentarmos pressionar por mudanças (já que este desgoverno parece não estar ao lado de quem realmente merece).