A Instrução Normativa 62 - IN posta em vigor no primeiro dia do ano de 2012 já refletiu positivamente em Mato Grosso do Sul. No primeiro trimestre do ano passado 35% do leite produzido no MS estava fora dos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, quando o estabelecido era o máximo de 750 mil bactérias por mililitro. Já no mesmo período de 2012 mesmo com o MAPA aumentando o grau de exigência, permitindo no máximo 600 mil bactérias, apenas 23% do produto do Estado se enquadrou fora dos padrões exigidos da Contagem Bacteriana Total - CBT.
Mesmo com o aumento das exigências, Mato Grosso do Sul melhorou em 12% dentro dos padrões da CBT, e o fiscal federal agropecuário, Luiz Marcelo Martins Araújo atribui o aprimoramento ao trabalho em grupo desenvolvido pelo MAPA, sindicatos rurais e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado - Senar/MS, devido os cursos desenvolvidos no interior e todas as técnicas de higiene repassada aos pequenos e grandes produtores.
"Algumas empresas atualmente pagam mais por um produto de maior qualidade, então além das instituições que colaboram com a qualificação dos produtores, temos percebido o incentivo monetário que os laticínios causam nos produtores de todos os portes", afirma Martins Araújo, também palestrantedo Programa Mais Leite do Senar/MS que leva instrução e atualização de dados da cadeia leiteira de MS.
A matéria é da Assessoria do Senar, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
MS: Leite apresenta melhoria na qualidade no primeiro trimestre
No primeiro trimestre do ano passado 35% do leite produzido no MS estava fora dos padrões exigidos pelo MAPA, quando o estabelecido para contagem bacteriana era o máximo de 750 mil UFC/mL. Já no mesmo período de 2012 mesmo com o maior grau de exigência, permitindo no máximo 600 UFC/mL, apenas 23% do produto do Estado se enquadrou fora dos padrões exigidos.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.