Milho segunda safra segura queda da produção de grãos

As estimativas divulgadas pelo MAPA e a Conab mostra um aumento na produção de 35,1%, cenário que ajudou a segurar a retração da safra nacional de grãos 2011/2012, estimada em 159,20 milhões de toneladas, 2,2% inferior à obtida na safra 2010/2011, quando atingiu 162,84 milhões de toneladas.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A produção de milho segunda safra 2011/2012 deve chegar a 29,02 milhões de toneladas ante os 21,48 milhões da safra de 2010/2011, segundo estimativas divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta terça-feira, 10 de abril, em Brasília. A estimativa mostra um aumento na produção de 35,1%, cenário que ajudou a segurar a retração da safra nacional de grãos 2011/2012, estimada em 159,20 milhões de toneladas, 2,2% inferior à obtida na safra 2010/2011, quando atingiu 162,84 milhões de toneladas.

O secretário de Política Agrícola do ministério, Caio Rocha, atribuiu o resultado positivo à antecipação do plantio em 15 dias, o que teria impactado no melhor desenvolvimento das lavouras por conta do clima. "É um resultado extremamente positivo e que nos surpreendeu", disse Rocha. Em compensação, a produção de soja caiu (9,72 milhões de toneladas) e de arroz também (1,95 milhão de toneladas). O recuo se deve, principalmente, às condições climáticas não favoráveis, em especial, no período entre 15 de novembro/11 e 15 de janeiro/12, que afetaram mais as de soja, sobretudo nos estados da região Sul, parte da Sudeste e no sudoeste de Mato Grosso do Sul.

No geral, a projeção de área plantada em todas as culturas é de 52,29 milhões de hectares (ou 4,8% maior que a cultivada na safra 2010/11, 49,89 milhões de hectares). Isso representa um aumento de 2,40 milhões de hectares.

O estudo de campo envolveu 60 técnicos da Conab Matriz e Superintendências Regionais, que fizeram entrevistas e aplicaram questionários junto a agrônomos e técnicos de Cooperativas, Secretarias de Agricultura, órgãos de assistência técnica e extensão rural (oficiais e privados), agentes financeiros e revendedores de insumos. Este sétimo levantamento contempla informações definidas para as áreas cultivadas com as culturas de verão de primeira safra. Para as culturas de inverno na região Centro-Sul, culturas de segunda safra na região Centro-Sul e as culturas da região Norte/Nordeste. Com exceção das áreas de Cerrado, o plantio está em andamento, portanto, as áreas ainda não estão definidas.

A matéria é do MAPA, adaptada pela Equipe AgriPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?