Os produtores de vários países da União Europeia (UE) estavam reclamando por preços maiores pelo leite, que atualmente está sendo vendido a menos do que os custos de produção por causa de uma queda na demanda internacional e em função de uma maior competição. Eles querem que os preços do leite sejam administrados de forma que os produtores fiquem menos dependentes dos movimentos do mercado a curto prazo.



Fotos: http://photos.denverpost.com/2012/11/26/photos-european-dairy-farmers-stage-1000-tractors-to-brussel-protest/#name
Os produtores estão buscando um aumento de até 25% de seus preços para cobrir os custos, baseado nas atuais condições.
A UE está atualmente preparando uma avaliação em sua Política Agrícola Comum (PAC) que anteriormente determinava as condições de produção e de preço do leite de forma rígida. O bloco espera deixar o mercado se tornar um participante maior no futuro, enquanto garante que os produtores possam ter um rendimento estável.
Quando a UE se confrontou com excedentes de leite na década de oitenta, introduziu cotas, acima das quais passou a ser necessário pagar multas, visando conter a produção de leite. Agora, a UE está se preparando para o fim das cotas de produção em 2015. Porém, com quantidades maiores de leite podendo ser produzidas, o excesso poderá gerar menores preços e falências.
Para protestar, os produtores espirraram grandes quantidades de leite na entrada do Parlamento, incluindo em alguns policiais que guardavam a frente do prédio. Apesar de ter havido certo empurra-empurra com os policiais, não houve maiores problemas.
A reportagem é do Associated Press, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
