MAPA: primeira reunião para novo programa do leite foi realizada na terça (03)

Aumentar a produtividade e ampliar as exportações brasileiras de leite. Essas são algumas das propostas que os representantes do setor e o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, discutiram nesta terça-feira (03). Nesse primeiro encontro, que deu início às definições dos principais eixos do programa, estiveram presentes representantes da Organização das Cooperativas do Brasileiras (OCB), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Embrapa Gado de Leite e da Associação Viva Lácteos.[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Aumentar a produtividade e ampliar as exportações brasileiras de leite. Essas são algumas das propostas que os representantes do setor e o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, discutiram na terça-feira (03). Nesse primeiro encontro, que deu início às definições dos principais eixos do programa, estiveram presentes representantes da Organização das Cooperativas do Brasileiras (OCB), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Embrapa Gado de Leite e da Associação Viva Lácteos. Foram apresentados os principais gargalos do setor e propostas de solução para melhorar a produção e alavancar as exportações do produto.

A ideia é beneficiar pequenos e grandes produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais e Paraná, os cinco principais estados que garantem o abastecimento de leite no Brasil. Esses estados, juntos, são responsáveis por 73% de toda a produção de leite brasileira.

Para isso, os principais investimentos deverão ser nas áreas de assistência técnica e extensão rural, além de financiamentos para novas tecnologias, a fim de modernizar a produção de leite e ainda o combate a doenças como a tuberculose e a brucelose no gado leiteiro. “Queremos fazer com que o setor cresça. Para isso vamos investir na produtividade, aumentar a renda do produtor e a qualidade do produto para viabilizar o aumento tanto do consumo interno quanto das exportações”, afirmou o secretário Caio Rocha.

O projeto do programa deve ser entregue à Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, até o final de março deste ano. Enquanto isso, o setor e o Mapa continuarão com reuniões semanais para definir todos os parâmetros do novo programa.

As informações são da Assessoria de Comunicação do MAPA.

Veja outra notícia relacionada ao tema: MAPA: novo programa vai ajudar produtores e consumidores de leite
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

GUILHERME ALFREDO MAGALHÃES GONÇALVES
GUILHERME ALFREDO MAGALHÃES GONÇALVES

LAGOA DOS PATOS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/03/2015

Assistência técnica de qualidade em em alta quantidade, com muitas visitas á propriedade é  o que o produtor de leite mineiro mais necessita, aliado claro ao acesso ao crédito e na medida do nosso BOM DEUS, chuva em boa oferta. Acontece que tais programas de transferências de tecnologias ficam engavetados e levam anos para se fixarem ou até mesmo não se desenvolve, ficando mais uma vez o produtor rural penalizado.

A ANATER, por exemplo é um caso, ha anos eu vejo falar dela e nada de se chegar aos rincões do estado mineiro.



1 @ de abraços
Qual a sua dúvida hoje?