MAPA: novo programa vai ajudar produtores e consumidores de leite
Produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais e Paraná ? os cinco principais estados que garantem o abastecimento de leite no país ? serão beneficiados por um novo programa do Ministério da Agricultura.[...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Os principais pontos do programa — cujo objetivo é aumentar a produtividade e ampliar as exportações — começaram a ser discutidos em reunião da ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) com representantes do setor na quinta-feira (26).
“A ideia é dar continuidade ao que está dando certo e trabalhar para melhorar o que dá para melhorar”, afirmou a ministra no encontro. “Vamos ajudar o produtor nisso”, completou.
O programa vai contemplar pequenos e grandes produtores dos cinco estados que, juntos, são responsáveis por 73% de toda a produção de leite brasileira. A ministra marcou para março uma nova reunião de apresentação do pré-projeto, que está sendo elaborado com a ajuda do SENAR, FAEMG, CNA, Viva Lácteos, CBCL, Itambé, OCB e Confepar. Serão convidadas outras entidades interessadas na área, como a Embrapa e o Sistema S.
O QUE PODERÁ SER FEITO
1) Medidas para a erradicação da brucelose e da tuberculose no rebanho leiteiro.
2) Criação de um fundo indenizatório para eventuais abates decorridos da tuberculose bovina, doença incurável e transmitida pelo ar. A única forma de controle é o abate.
3) Melhoramento genético do rebanho por meio de inseminação artificial e fertilização in vitro a fim de aumentar a produtividade.
4) Fornecer assistência técnica e colocar à disposição dos agricultores pacotes tecnológicos capazes de atender a diferentes volumes de produção.
5) Criação de novos laboratórios de análise da qualidade do leite.
6) Melhores condições na aquisição de crédito para custeio e investimento.
7) Marco regulatório para o setor.
SAIBA MAIS
O volume de leite produzido no Brasil vem crescendo a cada ano. Foram 34,4 bilhões de litros em 2013 e, de acordo estimativas do IBGE, 36 bilhões em 2014.
A produção total no país aumentou 50% nos últimos 10 anos, mas esse bom desempenho se deve mais ao incremento do número de vacas ordenhadas do que à melhora da produtividade, que foi ampliada em apenas 23% no mesmo período.
Em 2014, o país teve o segundo melhor desempenho da história no valor das exportações de lácteos, com US$ 345,4 milhões, o que correspondeu a volume de 86 mil toneladas. A cifra, porém, ainda está longe do montante de US$ 16,6 bilhões exportados em carne, por exemplo.
As informações são da Assessoria de Comunicação do MAPA
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

SANTA HELENA - TOCANTINS - PESQUISA/ENSINO
EM 25/03/2015
Essa de fundo para indenizações é mais antiga balela já dita nesse Brasil república das bananas.

SÃO JOÃO DA BOA VISTA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 04/03/2015

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 03/03/2015

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 03/03/2015
Acreditar em projetos que supostamente vão ajudar os produtores, é pura ingenuidade.
Tudo isso não passa de jogo de cena, para que a nova ministra fique bem perante o setor leiteiro. Daqui há pouco, ninguém se lembrará mais desse projeto. E o pior de tudo, ninguém vai cobrar a implantação do plano. E mais, ainda que cobrem, nem explicação darão aos incautos produtores, pois, nesse país, ministérios são criados para abrigar políticos e para servir de cabide de empregos. E assim caminha esse pobre Brasil!

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 03/03/2015
Seria bom que outros produtores, técnicos e indústrias paulistas se manifestem neste painel e enviem seus e-mails e telefones de contato para leitesaopaulo@mpc.com.br, para que a Leite São Paulo possa ter caracterizada uma massa crítica de produtores para encaminhar ao Governo de São Paulo e à FAESP, não só a inclusão do Estado nesse programa, mas também ações para tirar a pecuária de leite do abandono em que encontra por parte do Governo e voltar a ter o respeito e atenção que merece pela contribuição que tem para a geração de empregos e economia do interior paulista.
Marcello de Moura Campos Filho
Presidente da Associação dos Técnicos e Produtores de Leite do Estado de São Paulo

SÃO JOÃO DA BOA VISTA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 03/03/2015

XAXIM - SANTA CATARINA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 02/03/2015

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 02/03/2015
Por que São Paulo não está incluído nessas medidas?
As mesmas perguntas dirijo ao senhor Fábio Meireles, a mais de 30 anos presidente da FAESP, que vem assistindo o declínio da pecuária de leite de São Paulo sem tomar nenhuma ação efetiva para reverter o quadro.
Não será pelo descaso dos governos tucanos de São Paulo que levara São Paulo cair de segundo produtor de leite do País para a sexta posição?
Sugiro que os senhores, que se tem alguma consideração pelos produtores leite paulistas tomarem providências para que São Paulo seja incluído nesse programa.
Marcello de Moura Campos Filho
Presidente as Associação dos Técnicos e Produtores de Leite do Estado de São Paulo

ENÉAS MARQUES - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 02/03/2015

MONTANHA - ESPÍRITO SANTO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS
EM 02/03/2015
5) Criação de novos laboratórios de análise da qualidade do leite.
Não deveria ser criação e sim colocação para funcionar de laboratórios que existem e não podem funcionar como o de Vitoria-ES montado pelo governo do estado no pleito passado e até hoje parado, por burocracias idiotas.

XAXIM - SANTA CATARINA - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
EM 02/03/2015