Mapa mundial da evolução da produção de leite em 2014

No último trimestre do ano passado, a oferta exportável de lácteos avançou com força e se espera que continue até começo de 2014, já que os pecuaristas estão respondendo com uma maior produção, graças à [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

No último trimestre do ano passado, a oferta exportável de lácteos avançou com força e se espera que continue até começo de 2014, já que os pecuaristas estão respondendo com uma maior produção, graças à melhora das margens pelos maiores preços do leite e os menores custos da alimentação.



As previsões de produção nos principais países produtores segundo o Rabobank são:

-União Europeia (UE): Espera-se um aumento da produção em 4% no primeiro trimestre de 2014 em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. No primeiro semestre de 2015, coincidindo com a eliminação das cotas de produção leiteira, a UE poderia contribuir de maneira substancial com o aumento da oferta mundial de leite.

- Estados Unidos: somente espera-se um aumento modesto da produção em 2014 devido à lenta recuperação da crise econômica e à redução de apoio. As exportações aumentarão nesse primeiro semestre.

- Nova Zelândia: nessa campanha que finaliza em 31 de maio, espera-se um aumento da produção de entre 20-30%. Esse aumento espetacular com relação à campanha anterior é devido ao fato de que na mesma, a produção foi especialmente baixa devido à seca. As exportações se manterão em bom ritmo.

- Austrália: a produção aumentou recentemente, ainda que somente de maneira marginal, devido às melhores condições estacionais e ao aumento dos preços do leite. No primeiro semestre de 2014, espera-se que a produção aumente, devido a ambos os motivos. Prevê-se um aumento da produção de 2% com relação à campanha anterior.

- Brasil: lento crescimento da produção láctea como consequência da seca no sudeste e da fraca demanda local. Simultaneamente, a atividade de importação se reduz à medida que a oferta aumenta mais que a demanda local.

- Argentina: devido à desvalorização do peso e à incerteza econômica, somente se espera um modesto aumento da produção, particularmente devido às baixas margens, já que os preços aumentaram menos que os custos.

Os dados são do Agrodigital, traduzidos e adaptados pela Equipe MilkPoint Brasil.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?