Mapa e Embrapa calculam pegada hídrica da produção leiteira
O Mapa e a unidade Pecuária Sudeste (SP) da Embrapa firmaram termo de cooperação para a realização do cálculo da pegada hídrica em produção leiteira que utilizam a irrigação em pastagem. Espera-se que os estudos deem respostas sobre parâmetros de gestão e eficiência do uso da água na produção leiteira.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
A pegada hídrica é um instrumento de gestão voltado para a promoção da eficiência no uso da água, na busca do uso sustentável e no estímulo ao compartilhamento equitativo entre os diferentes setores produtivos. O objetivo do projeto é calcular o consumo de água verde (chuva), azul (superficial e subterrânea) e cinza (volume necessário para diluir os efluentes da atividade pecuária) no sistema de produção de leite convencional e orgânico, bem como propor boas práticas hídricas para redução dos valores calculados.
Considerando a água como um dos insumos valiosos para aumentar a produtividade do setor agropecuário brasileiro, o Mapa considera como desafio a regularização e a racionalização do uso da água e o controle dos efeitos das atividades produtivas no meio ambiente. O projeto também se encaixa na meta, prevista no Plano Plurianual 2012-2015, de contratação de 30 estudos incrementais relacionados com a irrigação.
A matéria é do Mapa, adaptada pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 22/10/2012
1.- Tenho uma área pronta para Irrigação por Malha em situação de pressurização. Disponho de um Reservatório com aproximadamente 1.000.000 de litros.
2.- Diante de tanta despesas para irrigar, preciso comprar uma bomba solar com seus apetrechos para tratar do trecho equivalente a 48.400 m2, a princípio. Qual seria a capacidade desta bomba? Onde adquiri-la e qual seria seu preço médio?
José Carlos Azevedo telefones 22 27223905 ou 98381816

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 15/10/2012
Como poderia encontrar mais dados sobre o assunto,existe alguma coisa sobre financiamento,projeto e etc.
Aguardo retorno