Leitor Questiona: Controle de carrapato

O Lucas, estudante de medicina veterinária de Tiros, Minas Gerais enviou via contato para a Equipe MilkPoint uma dúvida quanto à cuidados com carrapatos. Ele diz que os produtos convencionais não tem surtido efeito, então pediu dicas sobre o controle de carrapatos para a Comunidade MilkPoint. Você tem alguma para ele?

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 18
Ícone para curtir artigo 0



O Lucas, estudante de medicina veterinária de Tiros, Minas Gerais enviou via contato para a Equipe MilkPoint uma dúvida quanto à cuidados com carrapatos.

Ele diz que os produtos convencionais não tem surtido efeito, então pediu dicas sobre o controle de carrapatos.

Abaixo a mensagem dele:

"Olá, meu nome e Lucas sou estudante de medicina veterinária, estou enviando esse e-mail com o intuito de obter algumas informações sobre o controle de carrapato no rebanho leiteiro.

Meu amigo enfrenta esse problema há algum tempo e o uso de remédios injetáveis e pulverização do gado não esta resolvendo o problema, que está se agravando. Gostaria de algumas dicas para realizar o controle.

O gado é mantido em um sistema semi-intensivo (com alimentação no cocho e a pasto), é uma pequena produção com somente 40 vacas em lactação.

Aguardo uma resposta, desde já obrigado. "

Como a comunidade MilkPoint é composta pelos nossos leitores, perguntamos: você teria alguma experiência para compartilhar e ajudar o Lucas?
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 18
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mariana Pompeo de Camargo Gallo
MARIANA POMPEO DE CAMARGO GALLO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 26/01/2016

Olá pessoal,



Para quem quiser saber mais sobre o tema,  a AgriPoint está com inscrições abertas para o Curso Online "Controle estratégico do carrapato bovino".



O curso será ministrado pelo instrutor Welber Lopes (UFG-GO), que estará disponível para esclarecer as dúvidas, durante todo o período do curso.



Para mais informações, acessem:  http://www.agripoint.com.br/curso/carrapato-bovino/



Ou entre em contato:

cursos@agripoint.com.br

(19) 3432-2199
Eurico Watanabe
EURICO WATANABE

UBERABA - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 02/06/2015

Biomax - dosagem 10 GR dia animal

http://www.Biomax.ind.br
Martinho Mello de Oliveira
MARTINHO MELLO DE OLIVEIRA

PARANAÍBA - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/06/2015

Qual o nome do produto homeopático e a dosagem por animal?
Donizeti de Jesus Sereia
DONIZETI DE JESUS SEREIA

CAMPO MOURÃO - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/06/2015

Prezado Lucas: Para o controle do carrapato nos seus animais será necessário um conjunto de medidas na sua propriedade, desde o levantamento dos piquetes com maior infestação ao princípio ativo de maior eficiência no seu controle. Um grave problema que vejo nas pulverizações é o uso de equipamentos inadequados para uma operação eficiente. No meu caso, rebanho HPB, só consegui contornar este problema construindo um tronco de pulverização. Neste, com quatro anéis e com cinco bicos de alta vazão cada um, para não ficar parte alguma do corpo do animal sem ser pulverizado; uma moto-bomba de 2 HP para dar pressão e continuidade na operação;  um reservatório de 500 litros de solução para fazer a diluição correta dos produtos conforme indicação do fabricante, foi possível efetuar pulverizações eficientes. Escolha um dia ensolarado, de manhã, faça a pulverização, se acaso notar que os animais passaram muito rápido, repita novamente, levando-os de volta aos pastos com a certeza de que estarão protegidos contra estes e outros ectoparasitas. Quanto ao princípio ativo, após uma temporada com eficiência poderá trocá-lo. Paralelo a isso, tome as outras medidas preventivas, acompanhado por um profissional local da sua confiança. Sucesso!!!
Francisco Ivo
FRANCISCO IVO

ITAPETINGA - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/06/2015

Passei pelo mesmo problema, nenhum produto era eficaz, nem mesmo os mais fortes e caros do mercado. Passei a usar homeopatia... É impressionante , resolve realmente, o problema é o custo.Para mosca de chifre não é muito eficaz !!
Lucas Pessoa de Oliveira
LUCAS PESSOA DE OLIVEIRA

TIROS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 28/05/2015

Ciro Araujo, seu comentário foi de grande importância, eu já estava a procura de contato com a Embrapa para me informar sobre esse teste, irei conversar com o meu amigo que esta com o problema do controle de carrapatos em sua propriedade pra gente fazer todo o procedimento que você sugeriu para a resolução do problema. Obrigado!
Ricardo Passamani Melotti
RICARDO PASSAMANI MELOTTI

VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 28/05/2015

Bom dia Lucas, sou Médico Veterinario e trabalho com Medicina veterinária preventiva, dentre elas o controle do carrapato e um dos programas! Caso tenha interesse poso entrar em contato para lhe aparentar nosso programa, que envolve uso estratégico de carrapaticidas, manejo de rebanho e piquetes e uso de medicações preventivas (imunoesrimulntes homeopáticos)!
Ciro Araujo Fogaça
CIRO ARAUJO FOGAÇA

GOIÂNIA - GOIÁS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 28/05/2015

Lucas, por favor, siga esses passos, não jogue dinheiro fora.

EMBRAPA - Teste de sensibilidade de carrapatos a carrapaticidas



Este é um serviço gratuito oferecido a produtores de todo o país. Consiste na determinação do carrapaticida mais adequado para uso em cada propriedade, garantindo combate eficiente, com economia de recursos e de mão de obra, desaceleração do processo de resistência e menor agressão ambiental. Trata-se de um serviço importante, pois as populações de carrapatos têm perfil diferente de resistência a carrapaticidas em cada propriedade.



ENVIO DE AMOSTRAS:

Deixe dois ou três animais sem contato com carrapaticida que age por contato (banho de aspersão) por, no mínimo, 25 dias. No caso de produto injetável ou aplicado na linha do dorso ("pour on"), o prazo mínimo sem uso é de 35 dias. Este cuidado é para que os carrapatos testados não tenham resíduos de carrapaticidas.

Colete cerca de 200 carrapatos grandes e repletos de sangue, que são as fêmeas, conhecidas popularmente como "mamonas" ou "jabuticabas". A melhor hora para coleta é no início da manhã, quando os animais encontram-se mais intensamente infestados por carrapatos com estas características. É importante que o material seja coletado no início da semana (segundas, terças ou quartas-feiras) e enviado no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte (desde que se tenha o cuidado de deixar os carrapatos devidamente acondicionados na parte inferior da geladeira).

Acondicione os carrapatos em um pote plástico ou uma caixa de papelão com pequenos furos para que eles respirem, mas não consigam fugir.

Identifique o material, informando nome e município da propriedade, nome do proprietário, endereço para envio dos resultados e telefone.



ENVIE POR SEDEX PARA:

Embrapa Gado de Leite

Rua Eugênio do Nascimento, 610

Dom Bosco - Juiz de Fora - MG - CEP: 36038-330



Para o envio pelos Correios não é necessária refrigeração do material. Também não é necessário perfurar a caixa do Sedex.

O produtor recebe os resultados do teste em sua casa após 35 a 40 dias, juntamente com informações sobre o momento certo de banhar os animais com carrapaticida e sobre como preparar e administrar adequadamente o banho. É importante ressaltar que os resultados são válidos apenas para a propriedade de onde foram coletados os carrapatos e que o teste é gratuito. Utilizando corretamente o produto recomendado, a propriedade terá eficiência no controle de carrapatos por até doze meses. Depois de um ano, geralmente os carrapatos desenvolvem resistência ao carrapaticida. Portanto, recomenda-se que o teste seja repetido a cada ano, para orientação correta na troca de produto.



Espero ter ajudado.
Lucas Pessoa de Oliveira
LUCAS PESSOA DE OLIVEIRA

TIROS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 27/05/2015

Obrigado a todos pelos comentários, os quais foram de grande importância para me informar. O senhor Valdir Goergen poderia me passar o qual homeopático utiliza, pode ser por e-mail (lucaspessoa23@hotmail.com) ou por aqui mesmo, que seria melhor para informar todos uma dica q deu certo em seu rebanho. Obrigado!
Raul J.H.Castro Gómez
RAUL J.H.CASTRO GÓMEZ

PESQUISA/ENSINO

EM 27/05/2015

Para eliminar carrapatos sem dar residuos de agrotoxico no leite, incorpore à ração microrganismos probioticos. É possivel que em poucos meses não precise de pulverizar agrotoxicos no rebanho ou reduzir as pulverizações em 80% a 90%.

Raul J.H.Castro Gómez - Londrina- Pr
Fagner Ribeiro
FAGNER RIBEIRO

CARIACICA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/05/2015

Boa tarde Lucas e todos companheiros da atividade leiteira,



Sou técnico em agropecuária e produtor de leite, tenho uma pequena propriedade e recebo assistência veterinária da minha cooperativa. Pois bem, sofri muito anos com carrapatos no meu rebanho, chegando a investir em tudo o que se pode pensar de carrapaticidas de aplicação por pulverização e auxilio por medicação injetável, além de homeopáticos. Apenas quando o veterinário  da cooperativa, na época ainda funcionário desta, o Dr. Leonardo Agostini indicou o tratamento com pour-on  fazendo três aplicações, a primeira, a segunda com exatos 45 dias após aquela e a terceira com 60 dias após esta, nos casos de infestações entre as aplicações, eu fui orientado a fazer pulverizações. Iniciei o tratamento com o medicamento pour-on Contratack e hoje estou utilizando o Batycol por ser descarte zero no leite.

Hoje graças ao Senhor Jesus e ao veterinário Leonardo Agostini estou com o rebanho e as pastagens livre de carrapatos.



Fagner Ribeiro, Cariacica -ES
Karine Irma Finatto
KARINE IRMA FINATTO

SARANDI - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/05/2015

Olá, Lucas, meu pai também tem enfrentado este problema na propriedade, está muito difícil o controle, mesmo com pulverização e outros tipos de carrapaticidas!



Valdir Goergen, poderia me repassar por e-mail: dab.ka@hotmail.com, o nome do homeopático que você usa?

Obrigada!
Valdir Goergen
VALDIR GOERGEN

AUGUSTO PESTANA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/05/2015

Olá Lucas

Já passei por este problema a muitos anos, em um ano tive problema em 13 animais perdendo duas, no outro ano deu problema em 16 animais perdi 4 animais até transfusão de sangue foi feito. Até que um veterinário me recomendou misturar com o sal mineral um produto homeopático, nunca mais tive problema. Atualmente tenho um rebanho livre de carrapatos, bernes e mosca do chifre. Muitos profissionais não acreditam e não recomendam, mas nós produtores temos que saber o que funciona na nossa propriedade.

Um abraço

Valdir Goergen
Gabriela Costa Magioni
GABRIELA COSTA MAGIONI

PASSOS - MINAS GERAIS

EM 25/05/2015

O controle estratégico de carrapatos deve ser realizado nos meses mais quentes e secos do ano.

Você pode optar por tratamentos pour-on, na dosagem recomendada do produto. Deve-se realizar 3 aplicaçoes com intervalo de 30 dias. A aplicaçao deve ser feita de maneira adequada , "penteando" os pêlos a fim de expor mais a pele para maior contato do produto com a pele e este deve ser passado no dorso do animal.

Outra opçao é o tratamento com 5 banhos em intervalos de 21 dias. Nesse caso o produto deve ser diluído em pouca quantidade de agua (2-3L) e formar uma calda e depois adicionar o restante de agua ate completar 5L. Cada animal deve ser banhado com 5 litros da soluçao nao apenas nas regioes onde o carrapato esta presente. É importante que os animais nao fiquem expostos ao sol e nem tomem chuva no dia dos tratamentos.

Em muitos casos nao há o controle do carrapato devido a falhas de manejo.
Daniel Sobreira Rodrigues
DANIEL SOBREIRA RODRIGUES

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 25/05/2015

Lucas e Cloves, acredito que a leitura de um breve artigo "Carrapato dos bovinos: o passo a passo do controle estratégico", cujo link segue abaixo, pode ser um bom começo para esclarecer sobre como deve ser a abordagem do problema.



http://www.milkpoint.com.br/radar-tecnico/medicina-da-producao/carrapato-dos-bovinos-o-passo-a-passo-do-controle-estrategico-91120n.aspx
Cloves ferreira da costa Júnior
CLOVES FERREIRA DA COSTA JÚNIOR

MONTE ALEGRE DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/05/2015

Em minha fazenda to com o mesmo problemas. . Carrapato.

Não sei oque fazer mais..

Esse problemas ta sendo de todos produtores de leite com pastagens rotativo, que e irrigado.
Martinho Mello de Oliveira
MARTINHO MELLO DE OLIVEIRA

PARANAÍBA - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/05/2015

Recomento coletar e mandar ( uns 200 grandes ) para a Embrapa fazer o teste para indicar o carrapaticida mais indicado para a propriedade.
Jan van den Broek
JAN VAN DEN BROEK

PARANAPANEMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/05/2015

Lucas veja a publicação da Medvet livros " Rhipicephalus (Boophilus) microplus, Biologia, Controle e Resistência " são 169 paginas só sobre o carrapato.
Qual a sua dúvida hoje?