Leitor Comenta: regulação brasileira é um obstáculo para nossos alimentos artesanais
O leitor Genecio Feuser, de Paranavaí, Paraná, enviou um comentário relacionado à matéria "O dilema do queijo artesanal", compartilhando seu ponto de vista sobre a produção artesanal no Brasil e na Europa
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
"Olá!
Ao vermos documentários, relatos de pessoas que visitaram a Europa rural, programas de televisão de culinária, vídeos, etc., relacionadas a produtos artesanais, doces, embutidos, queijos (vaca, cabras ou ovelhas) produzidos na Europa, estes são tratados como algo especial e cada vez mais valorizados pelo povo europeu e turistas.
Vemos que são produzidos, evidentemente com rigor sanitário, mas em instalações simples, manuseados muitas vezes sem luvas, sem proteção aos cabelos e na boca, etc., sob as luzes de câmeras, sem a menor preocupação e seguros que estão fazendo algo especial e muito apreciado.
E nós, aqui tudo é diminuído, dificultado, quando vamos mudar essa realidade, pensarmos mais em nós, sentimento de patriotismo, valorizando o nosso povo e os nossos produtos, é assim, resta-nos a esperança de que ainda iremos virar o jogo"
E você, concorda com essa visão? Quais pontos são os maiores entraves para os pequenos empreendimentos na regulação sanitária brasileira?
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

PARANAVAÍ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 05/05/2015
Obrigado.
Genécio Feuser

WENCESLAU BRAZ - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 04/05/2015
Muitos estados e inúmeros municípios pelo Brasil afora já desfrutam de uma legislação que, no todo ou em parte, atende as demandas deste setor.
Implementar uma lei nessa área exige diálogo entre todos os elos da cadeia produtiva e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, seja no âmbito municipal, regional, estadual ou federal. Enquanto não tivermos Capital Humano e Capital Social para deliberar e resolver em absoluto esta questão, não sairemos do lugar.
Sem mobilização, sem real interesse, não haverão vitórias.

XAXIM - SANTA CATARINA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 02/05/2015
SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 01/05/2015

BEBEDOURO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 30/04/2015

ITAPETININGA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 30/04/2015

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS
EM 29/04/2015