O Brasil poderá contar com um conselho nacional do leite até o final deste ano. A criação do órgão, com atuação permanente e espaço físico em Brasília, é um dos itens que constará no projeto de marco regulatório para o setor lácteo, que está em fase de construção e foi debatido, no Rural Show, em Nova Petrópolis. Segundo o deputado Alceu Moreira, relator da Subcomissão do Leite na Câmara dos Deputados, o objetivo é dar força política à cadeia produtiva. "Temos uma câmara setorial que discute os gargalos internos. Se tivéssemos um conselho hoje, não haveria um volume de importações tão grande."
Foram eleitos os seis delegados e seis suplentes representando indústria, governo, área técnica, cooperativas, produtores e trabalhadores do setor industrial do Rio Grande do Sul. A coordenação do grupo, que terá a missão de costurar as propostas gaúchas para o plano nacional, deve ficar a cargo do presidente da Fetag, Elton Weber. O mesmo será feito por mais 15 estados. Conforme Moreira, o projeto deve estar pronto para ser votado pelo Congresso em outubro. O presidente do Conseleite e da Comissão de Leite da Farsul, Jorge Rodrigues, avalia a medida como fundamental para o setor.
A matéria é do Correio do Povo, adaptada pela Equipe MilkPoint.
Leite pode ganhar conselho nacional
O Brasil poderá contar com um conselho nacional do leite até o final deste ano. A criação do órgão, com atuação permanente e espaço físico em Brasília, é um dos itens que constará no projeto de marco regulatório para o setor lácteo.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

DARLANI PORCARO
MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 06/07/2012
Precisamos tomar decisões rápidas antes que acabe com o produtor de leite, sendo que o próprio ministro da agricultura e seus assessores poderiam resolver esses impasses.