Leite de Batom: comunicação feminina e positiva sobre a produção de leite |
Sabemos que o leite é muitas vezes alvo de críticas sem fundamento que acabam viralizando e deixando a cadeia produtiva com uma imagem negativa diante do consumidor. Para reverter situações como essas, são cada vez mais necessárias ações que visem comunicar de forma positiva como funciona a produção leite e dar visibilidade, principalmente, aos atores principais nesta história: os produtores.
Uma dessas iniciativas surgiu entre um grupo de jovens do sul do Brasil, que são sócias e gerentes em propriedades leiteiras. As produtoras resolveram mostrar o dia a dia de suas fazendas, dar dicas de manejo dos animais e contar aos consumidores como é produzido o leite que eles compram no supermercado, além dos benefícios do consumo. O projeto leva o nome de Leite de Batom e quem conversou conosco para contar um pouco sobre foi a idealizadora: Jaqueline Ceretta.
“Criei a #leitedebatom para o Dia Internacional da Mulher e gostei tanto que resolvi registrar a marca com a ideia de confeccionar produtos para venda”, disse Jaque. Ela participa de um grupo no WhatsApp criado por outro produtora – Amanda Nielsen – e comentou sobre o assunto. As demais gostaram muito da ideia e decidiram ampliar o projeto, criando conteúdos para promoção da cadeia produtiva do leite.
As responsáveis pelo Projeto Leite de Batom são:
O projeto tem como objetivo atingir todos os elos da cadeia produtiva do leite, mas o foco são os consumidores. Utilizando suas influências nas redes sociais, as produtoras visam fomentar o consumo de leite e derivados por meio de vídeos e postagens, a fim de combater mitos e melhorar a comunicação direta com o consumidor. “Muitas pessoas da cidade nos seguem em nossas redes e, assim, conseguimos atingi-los”, explicou Jaqueline.
O projeto também conta com vídeos de conteúdo técnico, que têm como objetivo ajudar os demais produtores nas suas atividades diárias. A intenção também é incentivar outros produtores e pessoas envolvidas na área a gerarem conteúdo e comunicarem-se diretamente com o consumidor, gerando uma cadeia positiva sobre o leite.
O nome “Leite de Batom” e o fato do projeto ser conduzido por cinco produtoras também é uma mensagem. A ideia é elevar a autoestima das mulheres que trabalham no campo. “Na minha região as mulheres, para serem consideradas eficientes, precisam ter ‘cara de sofridas’ e nós queremos mostrar que não é bem assim”, comentou Jaque. Outro ponto importante que o projeto toca é a união entre homens e mulheres que trabalham na atividade, sobretudo casais. “Nós não queremos de forma alguma dizer que as mulheres são melhores ou que sabem mais que os homens, nosso objetivo é promover o trabalho conjunto entre eles”, finalizou.
Para a produtora, a cadeia leiteira ainda precisa evoluir muito e o projeto é uma forma de incentivar o crescimento. “Infelizmente ainda vemos muitos produtores com o hábito de terceirizar os seus problemas. Vejo que falta autoconfiança e atitude como a que vemos na produção de grãos, que cresceu muito nos últimos tempos. Queremos mostrar um pouco disso.”
Desde o lançamento do primeiro vídeo, o Leite de Batom já fez sucesso. “A repercussão foi ótima, tivemos mais de 30 mil visualizações no primeiro vídeo e a maioria dos comentários positivos”, contou. “Isso é muito gratificante e já que o nosso foco é o consumidor, pretendemos mostrar que o nosso produto é de boa procedência. Também queremos incentivar os outros produtores a mostrarem suas produções e a fazerem uma propaganda positiva da atividade.”
O projeto Leite de Batom também possui uma marca pertencente à Jaqueline Ceretta, que produz roupas e outros itens para produtoras de leite. Veja aqui os produtos.
MAYSA SERPA
Médica Veterinária e mestranda em Sanidade Animal pela UFLA, Editora Assistente de Conteúdo MilkPoint.
17 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
![]() |
EILEEN VALERY DIETRICHKEITBLUMENAU - SANTA CATARINA EM 27/07/2020
Que bom ver moças tão jovens, bonitas e tão entusiasmadas na produção agrícola! E como falam bem, se comunicam bem, inteligentes e instruídas, longe do estereótipo de "gente ignorante do campo". Parabéns pela iniciativa, meninas, que Deus as abençoe para alcançar seus objetivos!
|
![]() |
GABRIEL ESNAOLAPASSO FUNDO - RIO GRANDE DO SUL - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 13/07/2020
Meus PARABÉNS!!!!
Campanha que valoriza o profissionalismo e sutileza da mulher no campo; valoriza o produto que é por origem feminino; aproximar o público feminino a conhecer a produção desse nobre produto; direcionado ao público feminino que é diretamente responsável pela decisão de compra em itens nas gôndolas. Excelente iniciativa!!! Desejo sucesso! |
![]() |
DENIZE DA ROSA FRAGAIJUÍ - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO EM 13/07/2020
Parabéns pela iniciativa gurias, em especial a Jaqueline! Precisamos fortalecer a cadeia do leite com ideias assim, mostrando o importante papel que a mulher ocupa! Já é sucesso e merecem todo destaque!
|
![]() |
EDUARDO GOMES S SILVAVALENÇA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE EM 10/07/2020
Que bela ideia!!! Parabéns e muito sucesso! Objetivos nobres e importantíssimos especialmente por ficar na parceria homem/mulher e não na disputa entre sexos. Não menos importante é o foco no consumidor e a divulgação do trabalho nobre do produtor de leite. Tem tudo para ser um enorme sucesso!!!
|
|
ANDRESSA PEREIRA LAREDOSÃO VICENTE DE MINAS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE EM 09/07/2020
Parabéns pela iniciativa!!! Valorizar o trabalho da mulher no campo e ainda incentivar o consumo desse alimento altamente nutritivo hoje em dia é muito importante, tendo em vista a persistência do julgamento machista e os escândalos baseados em "fake news" acerca do leite cada vez mais recorrentes.
|
|
LIBOVIS - UFRRJSEROPEDICA - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO EM 09/07/2020
Adoramos a inciativa. Valoriza a produção de leite, o(a) produtor(a), mas principalmente traz o foco para mulher que trabalha na área! As mulheres já são muitas, quebram barreiras, mas ainda sofrem alguns preconceitos. O número de produtoras e demais profissionais só cresce, o respeito está longe de ser o ideal, mas são a força e a determinação da mulher, associadas a essas iniciativas que trazem o "feminino" para seu devido destaque e que fazem crescer a visibilidade para a competência. Parabéns!
|
![]() |
GERALDO BORGESBRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE EM 09/07/2020
Marketing positivo do leite! Valorização do produtor(a) de leite com demonstração de orgulho de ser produtor(a)! Parabéns!!!
|
![]() |
JAQUELINE PAIM CERETTAIJUÍ - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE EM 09/07/2020
Que orgulho ?? #leitedebatom
|
![]() |
JUAN J PERRIERCAPANEMA - PARANÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 10/07/2020
PARABÉNS realmente podem se ORGULHAR MUITO!!!
Excelente ideia e ótima iniciativa. Nada melhor que ver concretizada uma ideia PROATIVA e POSITIVA, em prol do maravilhoso mundo do leite, sem lugar a duvida uma das atividades produtivas mais esforçadas e com um dos mais nobres alimentos para consumo humano. E muito bem ressaltado por tu e tuas amigas de jornada, atividade onde tanto mulher como homem tem destacadíssima participação. SUCESSO e abraço. |
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT
Copyright © 2021 AgriPoint - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro