Japonesa Kirin compra ações da Warrnambool em meio à disputa pela compra da companhia australiana

A Kirin Holdings Co., maior fabricante de bebidas do Japão, comprou 9,99% de ações (participação obstrutiva) na Warrnambool Cheese & Butter Factory Co., companhia de lácteos australiana que foi alvo de três ofertas de compra.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Kirin Holdings Co., maior fabricante de bebidas do Japão, comprou 9,99% de ações (participação obstrutiva) na Warrnambool Cheese & Butter Factory Co., companhia de lácteos australiana que foi alvo de três ofertas de compra.

As ações da Warrnambool aumentaram para um valor recorde em Sydney antes da unidade australiana da Kirin revelar a compra. A canadense Saputo Inc., e as australianas, Murray Goulburn Cooperative Co. e Bega Cheese Ltd. fizeram ofertas buscando adicionar a infraestrutura de produção e exportação da companhia para suprir a demanda da Ásia.

O “pensamento imediato da Kirin será evitar que a Saputo fique com a Warrnambool”, disse o analista do Canaccord Genuity Group Inc., Mark Topy. “A Kirin pode ter suas próprias ambições em termos do setor de lácteos e mais consolidação, além de ser um membro desse setor”.

A Warrnambool fechou com alta de 5,3% em Sydney na terça-feira (29), em A$ 8,80 (US$ 8,44), dando a ela um valor de mercado de A$ 493 milhões (US$ 472,88 milhões). A produtora, que fornece leite para a fabricação do queijo cremoso, Philadelphia, depende das exportações para a maioria de suas vendas e, no ano passado, fabricou 143.000 toneladas de produtos lácteos, incluindo queijos, leite em pó e ingredientes de fórmulas infantis.

A competição pela Warrnambool, que também fabrica as marcas, incluindo leite Sungold e queijo Great Ocean Road, vem à medida que a demanda aumenta na Índia, Indonésia e Vietnã. A China, nação mais populosa do mundo, está registrando recordes de importação de leite em pó para suprir sua deficiência na produção de leite.

A Warrnambool assinou um acordo para negociar com a Toong Yeuan Enterprise Co. para agir como um distribuidor de suas fórmulas infantis e outros produtos de lactoferrina na China, Hong Kong e Taiwan, disse a companhia.

A companhia de 125 anos vê os preços para exportações aumentando nesse ano devido à demanda da Ásia, prevendo que o leite em pó exportado aumentará em 33%, o preço da manteiga aumentará em 16% e o preço do queijo aumentará em 12%.

A Bega Cheese tem 18% da Warrnambool e a Murray Goulburn tem 17%, de acordo com dados compilados pelo Bloomberg.

A oferta da Saputo precisa da aprovação dos proprietários de 50% das ações da Warrnambool, disse a produtora canadense em 25 de outubro. A unidade australiana da Kirin, Lion, pode estar apostando que outros acionistas se unirão a ela para bloquear o acordo, disse Topy. “Isso parece um pouco agressivo, mas faz algum sentido”.

A Warrnambool fornece até 20.000 toneladas de queijo cheddar por ano para as marcas Lion’s Coon e Cracker Barrel e aluga instalações de corte e acondicionamento para a unidade da Kirin.

A reportagem é do Bloomberg, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.


Leia matérias relacionadas:
Saputo anuncia maior oferta por australiana Warrnambool
Murray Goulburn faz oferta maior que Saputo por companhia de lácteos australiana
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?