O carrapato-do-boi, antes denominado Boophilus microplus, e recentemente incluído no gênero Rhipicephalus (Boophilus) microplus, é o ectoparasita que mais prejuízos causa ao país. Esse carrapato vive nas regiões tropicais e sua origem é na Índia e África, mesma origem do gado zebu. A convivência milenar com o parasita criou uma série de defesas anatômicas, fisiológicas e imunológicas que confere aos zebuínos a capacidade de conviver com o parasita sem que este lhes cause qualquer mal à sua saúde. Nas raças zebuínas animais resistentes ao carrapato são maioria da população, enquanto nas raças de origem europeia estes são minoria. A resistência de animais cruzados europeu x zebu depende da porcentagem de genes zebuíno que o animal dispõe, sendo tanto maior quanto maior essa porcentagem.
No dia 16 de agosto de 2012, o Instituto de Zootecnia, da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, com o apoio da CATI, o órgão de extensão rural de SP, está organizando o II Workshop Controle do Carrapato-do-boi, discutindo neste ano o tema "Resistência do hospedeiro".
Para falar sobre descobertas recentes no mecanismo de resistência e imunidade de hospedeiros resistentes (Nelore) e susceptíveis (Holandês) foi convidada a Professora Dra. Isabel K. F. Miranda Santos, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, que vem estudando esse assunto há muitos anos. Antes dela, a pesquisadora do IZ, Cecília José Veríssimo, vai discorrer sobre fatores que afetam a resistência dos bovinos ao carrapato. Na parte da tarde haverá uma mesa redonda, coordenada pela pesquisadora do IZ-Sertãozinho, Maria Eugênia Z. Mercadante, "Seleção de bovinos resistentes ao carrapato através de marcadores genéticos: futuro ou realidade?". Para compor esta mesa redonda, foram convidados três palestrantes: Marcos Vinícius Barbosa Silva, da Embrapa Gado de Leite, Juiz de Fora, MG; Fernando Flores, da Embrapa Pecuária Sul, Bagé, RS; e Roberto Carvalheiro, consultor da empresa Gensys, Jaboticabal, SP.
Ao divulgar e discutir esse tema tão importante para o controle do carrapato, espera-se contribuir para o controle racional deste parasita, cujo combate através de carrapaticidas está cada vez mais difícil devido à resistência que os carrapatos vêm adquirindo a esses produtos ao longo do tempo.
A resistência do bovino ao carrapato é a forma mais eficiente (controle efetivo da população), ecológica (não há uso de produtos químicos, e, com isso, não há intoxicação de trabalhadores rurais que lidam com os produtos e evitam-se resíduos indesejáveis na carne, no leite, e no ambiente) e econômica (não há necessidade de se usar qualquer produto para controle do carrapato, e não há prejuízos à saúde do bovino) que existe de controle do carrapato.
Informações detalhadas sobre a programação, palestrantes e como efetuar a inscrição, encontram-se no site www.infobibos.com/carrapato
IZ realiza Workshop sobre controle do carrapato-do-boi, discutindo o tema "Resistência do Hospedeiro"
No dia 16 de agosto de 2012, o Instituto de Zootecnia, da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, com o apoio da CATI, o órgão de extensão rural de SP, está organizando o II Workshop Controle do Carrapato-do-boi, discutindo neste ano o tema "Resistência do hospedeiro".
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.