As vendas de produtos lácteos sem lactose dobraram nos últimos cinco anos, com um aumento de casos diagnosticados de intolerância à lactose nos Estados Unidos e na Europa direcionando as vendas de US$ 900 milhões.
De acordo com o relatório do New-Nutrition, "Lácteos sem lactose: oportunidades, estratégias e estudos de caso", a demanda da Europa representou a maioria desse crescimento, com as vendas nessa região triplicando, para US$ 400 milhões, em cinco anos, até 2011. As vendas na região deverão dobrar entre 2012 e 2016, para US$ 700 milhões - ultrapassando o "restrito" mercado dos Estados Unidos.
A falta de inovação na indústria de lácteos dos Estados Unidos provavelmente é o empecilho à demanda por produtos lácteos sem lactose nos Estados Unidos, informou o relatório. Apesar disso, estima-se que essas vendas alcançarão US$ 650 milhões em 2016.
O autor do relatório, Julian Mellentin, disse que o crescimento no mercado de lácteos sem lactose tem sido direcionado por dois fatores - um aumento nos casos de diagnóstico de intolerância à lactose e melhorias tecnológicas.
"A tecnologia para fabricar produtos lácteos sem lactose já existia, mas eles costumavam ter um sabor horrível. Eles não tinham um gosto bom e eram caros e, por isso, continuavam sendo um nicho de mercado".
A tendência de intolerância à lactose na Europa e nos Estados Unidos aumentou significantemente a demanda por produtos lácteos sem lactose. A intolerância à lactose é uma condição onde a pessoa não consegue digerir a lactose encontrada no leite.
"Cerca de 5% das pessoas no Reino Unido são oficialmente intolerantes à lactose; entretanto, o auto-diagnóstico tem direcionado isso para cerca de 15%".
O relatório estimou que cerca de 10% da população da Europa sejam intolerantes à lactose. Na China esse índice pode ser de até 95%. Apesar dessa alta taxa de intolerância, o relatório não espera que a demanda de lácteos sem lactose na Ásia aumente.
Embora o leite fluido seja um alimento básico de baixo preço nos mercados ocidentais, o produto continua tendo preço prêmio e sendo nicho de mercado na Ásia - significando que as pessoas na região podem não estar consumindo o suficiente para perceber os sintomas de intolerância à lactose, embora isso possa mudar com o tempo.
"Na Ásia, eles consomem uma pequena fração do que consumimos no Ocidente. A indústria de lácteos como um todo ainda é um nicho de mercado na Ásia", disse Mellentin. "Isso na certa vai acontecer. A China tem um grande impacto no setor de lácteos na Ásia, e a categoria de lácteos sem lactose aumentará primeiro na China".
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Intolerância à lactose direciona as vendas de lácteos na Europa e nos EUA
As vendas de produtos lácteos sem lactose dobraram nos últimos cinco anos, com um aumento de casos diagnosticados de intolerância à lactose nos Estados Unidos e na Europa direcionando as vendas de US$ 900 milhões.
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