Interesse britânico no comércio de lácteos chinês

Os produtores de lácteos do Reino Unido estarão na China nessa semana buscando impulsionar o comércio com o maior mercado de alimentos do mundo. O setor alimentício da China vale £38 bilhões (US$ 60,38 bilhões) por ano e o consumo de produtos ocidentais, incluindo leite, queijos e iogurte, está aumentando.

Publicado por: MilkPoint

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Os produtores de lácteos do Reino Unido estarão na China nessa semana buscando impulsionar o comércio com o maior mercado de alimentos do mundo. O setor alimentício da China vale £38 bilhões (US$ 60,38 bilhões) por ano e o consumo de produtos ocidentais, incluindo leite, queijos e iogurte, está aumentando.

Produtores de outros alimentos, como chá, carne, cerveja, entre outros, também estarão entre as 45 companhias encabeçada pelo secretário do Meio-Ambiente do Reino Unido, Owen Paterson. As exportações de alimentos e bebidas do Reino Unido à China totalizaram £174 milhões (US$ 276,48 milhões) em 2011.

No evento será realizado na "Food and Hotel China Exhibition", em Xangai, que é a cidade mais populosa do país.

Paterson disse que existe uma oportunidade para os produtores do Reino Unido de "expandir significantemente" as exportações de lácteos, à medida que outros países da União Europeia (UE) estão restritos pelas cotas de leite até 2015.

"Do chocolate ao cheddar, a população da China está ganhando gosto por lácteos, e a indústria de alimentos britânica de primeira classe pode suprir essa demanda. O consumo de lácteos na China está aumentando, por causa da mudança no estilo de vida e dieta, e existe uma janela de oportunidades, enquanto a produção doméstica não conseguir suprir essa demanda".

De acordo com os produtores de alimentos lácteos que estão participando da viagem, o mercado para seus produtos na China está sendo direcionado por jovens profissionais de classe média. Muitos foram educados fora do país e estão familiarizados com produtos ocidentais. Isso também tem sido reforçado pelo governo para estimular dietas nas áreas rurais.

A representante da Associação de Exportadores de Alimentos e Bebidas, Elsa Fairbanks, falou sobre a mudança no gosto dos consumidores. "A indústria de lácteos é um mercado novo, mas em crescimento", disse ela. "Fico espantada com a quantidade de lácteos que existe em Xangai comparado com 12 meses atrás - existem cafeterias, sorveterias tradicionais e as que vendem sorvetes de iogurte", disse ela, notando que o mercado de leite UHT também está crescendo.

O diretor da exportadora de queijos, Somerdale International, Stephen Jones, espera aumentar o valor de suas exportações anuais à China de seus atuais £20.000 (US$ 31.779,8). Ele disse que o truque é promover queijos com sabor voltados ao gosto dos chineses. Ele, no entanto, reclamou da burocracia para essas vendas. "Às vezes, pode demorar oito meses para seu produto ser testado e aprovado".

A representante do Conselho de Negócios China-Inglaterra, Claire Urry, estimulou as companhias a aproveitar o "potencial". "O perfil do comércio chinês está mudando. Existem mais padarias e confeitarias surgindo, o que leva mais redes chinesas inestirem no setor".

A reportagem é do BBC, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
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