A empresa neozelandesa Quantec, disse que a pesquisa que encomendou, descobriu que seu ingrediente derivado do leite patenteado da Nova Zelândia, IDP (Proteínas de Defesa Imune), é eficaz na proteção de células contra Covid-19.
A pesquisa, concluída por um laboratório independente dos Estados Unidos, mostrou que o IDP tem a capacidade de proteger as células da Covid-19, mas também pode reduzir a gravidade dos sintomas da Covid-19, uma preocupação fundamental especialmente para quem sofre de "Covid longa".
O CEO da Quantec, Raewyn McPhillips, disse que os resultados sugerem que o IDP pode desempenhar um papel importante na luta global contra o vírus em evolução.
“Já sabíamos que o IDP oferecia proteção de barreira eficaz e suporte para o sistema imunológico, então, com a Covid-19 de disseminando desenfreadamente em todo o mundo, queríamos investigar como o IDP pode ser capaz de contribuir para lidar com problemas de saúde imunológica”, disse McPhillips.
“Com pesquisas anteriores em nosso currículo mostrando que o IDP é eficaz na inibição e proteção de células contra influenza A e herpes simplex, é empolgante ver que o IDP também pode proteger contra Covid-19, tanto na limitação da infecção viral das células quanto na redução potencial dos sintomas.”
O fundador e diretor de inovação da Quantec, Dr. Rod Claycomb, disse que o IDP é muito mais potente do que suas partes individuais, como lactoferrina pura ou lactoperoxidase.
“O IDP é um complexo de proteína natural do leite patenteado, que contém mais de 50 proteínas bioativas, com propriedades antiinflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas comprovadas. A fração da proteína IDP é extraída do leite pasteurizado fresco, na mesma proporção criada pela natureza para apoiar o sistema imunológico”, disse Claycomb.
O estudo in vitro independente comparou o IDP com a lactoferrina pura, um dos principais isolados do IDP, e os estudos atuais que investigam seu potencial para reduzir o risco de infecção por Covid-19 ou fornecer alívio terapêutico dos sintomas.
No teste de Covid-19, o IDP atingiu um IC50 com base em 3,5 mg/ml em comparação com 4,5 mgqml de lactoferrina seca por pulverização e 6,4 mg/ml de lactoferrina seca por congelamento. "Este resultado apoia outros testes que encomendamos que demonstram a eficácia das proteínas naturais IDP para inibir patógenos e apoiar o sistema imunológico inato e adaptativo do corpo", disse Claycomb.
Embora o trato respiratório seja o principal portal de entrada para o SARS-CoV-2, sintomas gastrointestinais como náuseas, vômitos e diarreia também podem ocorrer em pacientes com Covid-19. “A ingestão de IDP pode ajudar a reduzir os sintomas gastrointestinais devido ao seu efeito antiinflamatório nas superfícies do corpo, como a pele e o revestimento do trato gastrointestinal, proporcionando assim algum alívio terapêutico para aqueles que sofrem do vírus”, acrescentou Claycomb.
McPhillips disse que após os resultados, a empresa está planejando ensaios clínicos com o IDP e está trabalhando ativamente com parceiros comerciais interessados em criar produtos de saúde para o consumidor com base nesses resultados.
“Como um ingrediente funcional à base de leite, o IDP fornece uma solução natural, segura e eficaz que é apoiada pela ciência. Uma parte principal de nossa abordagem é trabalhar com parceiros estratégicos em mercados-chave, que reconhecem isso e as oportunidades disponíveis para desenvolver e comercializar produtos utilizando a potência do IDP.”
A Quantec já produz linhas de suplementos que apresentam IDP como ingrediente ativo, como o Milkamune, adequado para adultos e crianças, e a linha de cuidados com a pele Epiology, que usa IDP para prevenir a disseminação de bactérias causadoras de acne.
“No coração da Quantec, estamos focados em proteger e desenvolver a saúde e o bem-estar das pessoas e, com a pandemia global, estamos entusiasmados com a possibilidade de desempenharmos um papel em uma crise de saúde significativa”, disse McPhillips.
As informações são do Dairy Reporter.