Indústria de lácteos passa por pressão global à medida que oferta excede demanda

Segundo relatório do Rabobank, o efeito de queda nos preços das commodities em todo o mundo e a desaceleração do crescimento da demanda por lácteos nos mercados do Ocidente e nos mercados emergentes levarão a uma "lenta fase de pressão no quarto trimestre à medida que os estoques existentes estão sendo usados".

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A indústria de lácteos dos Estados Unidos passará por uma "lenta pressão" no último trimestre de 2012, à medida que a oferta global continua excedendo a demanda, disse o Rabobank.

De acordo com o banco, o efeito de queda nos preços das commodities em todo o mundo e a desaceleração do crescimento da demanda por lácteos nos mercados do Ocidente e nos mercados emergentes levarão a uma "lenta fase de pressão no quarto trimestre à medida que os estoques existentes estão sendo usados".

Nos últimos meses, os preços das commodities foram pressionados para baixo à medida que o crescimento da oferta nas regiões de exportação aumentou - gerando mais produtos que poderiam se acumular pela fraca demanda nos mercados ocidentais e apenas um modesto crescimento nas importações nos mercados emergentes.

Isso já começou a afetar processadores de lácteos da União Europeia (UE). No começo do ano, a Danone reduziu sua meta de margem operacional para 2012 para lidar com a queda nas vendas que antecipou no sul da Europa.

A demanda continuará expandindo em mercados emergentes como China, Índia e Brasil, disse o relatório do Rabobank, mas a taxa de crescimento será mais lenta do que nos últimos anos.

"A demanda continuará baixa diante da fraca economia global, desacelerando o ritmo de recuperação de preços, mesmo considerando os excessos limitados de estoques para trabalhar", disse o relatório. "O mercado parece mais provavelmente direcionado a preços estáveis durante o terceiro trimestre, recuando para uma lenta pressão no quarto trimestre, com a recuperação de preços ganhando forças no começo de 2013".

"A demanda nessas regiões exportadoras provavelmente não será capaz de absorver essa onda de leite adicional, com o crescimento do consumo na melhor das hipóteses marginal nos Estados Unidos e na UE em particular".

Ao mesmo tempo, a demanda em regiões emergentes importadoras aumentou a um ritmo mais lento durante os últimos trimestres. "A demanda de importação se mostrou insuficiente para absorver todo o excedente de oferta das regiões exportadoras".

"Agora, parece que a economia global se deteriorou mais no segundo trimestre de 2012, com evidências de uma desaceleração simultânea no crescimento nas principais economias nos membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China)".

As vendas de leite fluido e iogurte nos Estados Unidos continuaram acompanhando os números do ano anterior. Na UE, os processadores reportaram "condições de menor demanda, com a deterioração na economia começando a afetar".

No começo desse mês, a gigante do setor de lácteos da França, Danone, emitiu um alerta de lucros para 2012, reduzindo sua meta de margens operacionais devido ao colapso no consumo de produtos lácteos na Espanha e em outros mercados do sul da Europa.

"Frente a esse cenário depressivo, pelo menos, os consumidores provavelmente verão mais reduções nos preços do combustível e uma aceleração dos custos nos preços dos lácteos no varejo. Na UE e nos Estados Unidos, isso poderá limitar os danos causados aos volumes de vendas de lácteos, mas frente a um cenário de alto desemprego e salários estagnados, é difícil contemplar outra coisa a não ser crescimento marginal no consumo durante o resto de 2012", disse o Rabobank.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Adriano Benedetti
ADRIANO BENEDETTI

OURO VERDE - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/07/2012

Parece que estamos passando por um período um pouco difícil para o leite, onde o preço recebido passa por forte baixa e o custo de produção em alta e sem previsão de melhora no cenário, nos desestimulando tão logo a investir no setor.
Qual a sua dúvida hoje?