O Governo da Índia aprovou uma emenda política permitindo investimentos estrangeiros em seu setor de varejo - uma medida que poderá abrir o maior mercado de lácteos do mundo para as marcas ocidentais, disseram analistas do setor.
O Gabinete aprovou uma emenda à política existente de Investimentos Estrangeiros Diretos (FDI, sigla em inglês) em Comércio de Produtos Varejistas de Marca Unida em um esforço para reviver a economia do país, que atualmente passa por dificuldades.
Através dessa emenda, os varejistas internacionais poderão comprar até 51% de participação em redes varejistas de várias marcas da Índia. A aprovação foi bem recebida pelos varejistas estrangeiros, mas recebeu a oposição de uma série de políticos indianos e proprietários de pequenos negócios no país.
O analista do setor de lácteos do Rabobank, Kevin Bellamy, disse que a decisão do Gabinete representa o primeiro passo em direção à maior presença de marcas de lácteos ocidentais e estabelecidas no mercado indiano.
"Companhias como Wal-Mart e Tesco poderão expandir na região, onde eles nunca puderam estar. Existe uma demanda massiva por produtos lácteos de marca ocidentais no mercado varejista indiano e essa medida tornou a cadeia de fornecimento da Índia mais acessível às marcas de lácteos".
"A Índia já tem o maior mercado para produtos lácteos no mundo. Está havendo uma 'ocidentalização' das dietas no país nos últimos anos e, como resultado, a demanda por produtos lácteos com marcas ocidentais tem aumentado.
Uma série de companhias de lácteos ocidentais já tem presença estabelecida no mercado de lácteos da Índia, incluindo a gigante suíça do setor de alimentos e bebidas, Nestlé, e a companhia de alimentos dos Estados Unidos, Schreiber Foods. Porém, através dessa decisão do Gabinete, Bellamy acredita que a Índia poderia se tornar uma área de grande crescimento para as companhias globais de lácteos. "Esse é o primeiro passo em direção à introdução de produtos estrangeiros no mercado de lácteos indiano".
Após a decisão, o primeiro ministro da Índia, Manmohan Singh, disse que a emenda política tornaria a Índia "um destino mais atrativo para investimentos estrangeiros".
"Acredito que esses passos ajudarão a fortalecer nosso processo de crescimento e gerarão empregos nessa época de dificuldades", disse ele.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Índia: Investimento no varejo abre portas para marcas ocidentais de lácteos
O Governo da Índia aprovou uma emenda política permitindo investimentos estrangeiros em seu setor de varejo - uma medida que poderá abrir o maior mercado de lácteos do mundo para as marcas ocidentais, disseram analistas do setor.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.