Segundo dados divulgados nessa quinta-feira (07/08) pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), as importações brasileiras de derivados lácteos cresceram bastante no mês de julho; foram cerca de 95 milhões de litros de leite equivalente internalizados no mês, com crescimento de 63% em relação ao volume do mês anterior e 26% maior que em relação a julho/2019.
Em contrapartida, as exportações brasileiras também cresceram; foram 16,7 milhões de litros exportados no mês, 38% a mais do que em junho deste ano e 95% maior do que julho/2019. Dados estes números, o saldo da balança comercial de lácteos foi de -78 milhões de litros (em equivalente leite), um aumento de 69% no déficit quando comparado a jun/20 e de 17% em relação a jul/19. É importante destacar que esse valor representa, também, o menor (mais negativo) saldo no ano. Confira a evolução no saldo da balança comercial láctea no gráfico 1.
Gráfico 1. Saldo da balança comercial brasileira de lácteos, 2017 a 2020.
O crescimento das importações é devido ao forte aquecimento da demanda no mercado brasileiro e a menor disponibilidade de leite local, o que vem fazendo aumentar as cotações de leite aqui no nosso mercado. Os principais países fornecedores de leite para o Brasil, como o usual, foram a Argentina e o Uruguai.
Além disso, é importante ressaltar que a tendência de aumento dos preços nacionais tem tornado o produto importado mais competitivo; a média do preço nacional do leite spot coletado pelo MilkPoint Mercado em julho foi de R$ 2,26/litro, enquanto o leite importado foi internalizado a um preço médio equivalente leite fresco de R$ 2,02/litro.
Entre os derivados de leite importados pelo Brasil, o leite em pó integral e queijos são aqueles com maior participação, além disso, também apresentaram significativo aumento de volume em comparação com o mês anterior: 86% e 73%, respectivamente.
Em relação às exportações, o aumento de volume foi puxado, principalmente, pelo aumento das exportações de leite condensado, creme de leite e queijos. No acumulado do ano foram exportados 90 milhões de litros em equivalente leite, contra 69 milhões em litros equivalentes do mesmo período em 2019.
Na tabela 2, é possível observar as movimentações do comércio internacional de lácteos no mês de julho deste ano.
Tabela 2. Balança comercial láctea em julho de 2020.