ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Inovação na cadeia do leite é destaque em MG

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/06/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

A inovação no setor leiteiro de Minas Gerais será tema, na próxima segunda-feira (14/6), às 9h, do seminário virtual Hub Day Lácteos, promovido pelo Governo de Minas por meio do Hub MG Agro, programa de incentivo à inovação fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). 

De acordo com Carlos Bovo, superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da SEAPA, o Hub Day Lácteos será um evento introdutório ao Hub Conecta Leite, que será realizado em julho. “Vamos demonstrar a importância da inovação tecnológica para despertar o interesse dos produtores, agroindústrias e laticínios nesse processo, identificando problemas e gargalos do setor para, no Hub Conecta, buscarmos soluções junto a startups e pesquisadores da área”, explica.

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, lembra que Minas Gerais é a principal bacia leiteira do Brasil, com uma produção que chegou em 2019 a 9,4 bilhões de litros.

Os pecuaristas mineiros são responsáveis por mais de 27% de toda a produção leiteira do país. Além de ser um alimento rico em nutrientes e acessível à população, o leite é ainda uma importante fonte de emprego e renda, contribuindo com 13% do Valor Bruto da Produção agropecuária, o VBP, que fechou 2020 com o recorde de R$ 96,1 bilhões”, aponta a secretária.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, é preciso promover a conexão entre o setor produtivo e a inovação.

“A Sede tem o objetivo de tornar o ambiente de negócios mais livre para que o empreendedor possa impulsionar o desenvolvimento econômico do estado. E o momento que estamos vivendo nos provou que, para isso, a tecnologia e a inovação serão fundamentais. Pensando nisso, criamos o projeto Hub MG, que facilita a conexão de desafios do empresariado com soluções tecnológicas, e, em parceria com a SEAPA, executamos ações focadas no Agro desde 2019”, lembra.

O diretor técnico da Epamig, Trazilbo José de Paula Júnior, reforça que o Hub Day Lácteos visa estimular o setor a participar do Hub Conecta Leite, que acontecerá durante a Minas Láctea 2021, evento promovido pela empresa vinculada à SEAPA entre os dias 13 e 15 de julho. “Colocamos desde já o nosso Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) à disposição para parcerias que vão contribuir para a geração de tecnologias para todo o setor”, garantiu o diretor.

 

Hub Day Lácteos - O evento

Durante o Hub Day Lácteos, ainda de acordo com o superintendente Carlos Bovo, será apresentada a visão dos institutos de pesquisa sobre a inovação, com a presença de um especialista que tratará sobre a importância da tecnologia para este setor produtivo, tanto na parte de produção de leite como no processamento dos derivados.

“Também traremos um case de sucesso da Verde Campo, uma empresa que inovou e evoluiu com isso. O CEO apresentará um pouco da experiência, dos resultados e de como foi esse processo, desmitificando a ideia de que a inovação é uma coisa complexa e muito difícil de se alcançar”, detalha.

Ainda durante o Hub Day, a Sede detalhará o Hub MG Agro, política de estado que visa auxiliar as empresas, agroindústrias e produtores na busca por inovação tecnológica. “No evento traremos ainda algumas tecnologias já prontas e em uso pela indústria do leite, com algumas startups. E, por fim, faremos um debate com os participantes para tirarmos dúvidas”, completa Bovo.

Programação

Hub Day Lácteos

Data: 14 de junho de 2021 (segunda-feira)

Horário: 9h

Inscrições: Sympla

9h - Abertura - Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Ana Maria Soares Valentini; Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio de Avelar; Diretor Técnico da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Trazilbo José de Paula Júnior

9h10 - Inovação no Agro - Hub MG, Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sede), Juliano Alves Pinto

9h20 - História da Verde Campo, CEO da Verde Campo, Arlindo Curzi

9h40 - Inovações em Leite e Derivados, Professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Adriano Gomes da Cruz

9h55 – Plataforma de compra e venda de leite in natura, Fundador da Milklink, Brian Neves Vieira

10h00 – Soluções tecnológicas para cadeia do leite, responsável técnico de soluções da ECO Diagnóstica, Bruno Machado

10h05 - Debate - Superintendente de Inovação Tecnológica (Sede), Pedro Emboava Vaz; Professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Adriano Gomes da Cruz e o CEO da Verde Campo, Arlindo Curzi. Moderação do Superintendente de Inovação e Economia Agropecuária (SEAPA), Carlos Eduardo Oliveira Bovo.

10h35 - Encerramento

As informações são da Ascom/SEAPA, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures