ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

TO: governo promove encontro com produtores de leite e representantes de indústrias de laticínios

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/02/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), o Governo do Tocantins promoveu nessa quarta feira, 17, na sede da Seagro, um encontro com representantes de laticínios e de produtores da cadeia leiteira, ciente de um problema de conjuntura nacional com relação ao preço do leite. 

Jaime Café, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), Cesar Halum, participou da reunião a convite do secretário da Seagro, e explanou sobre as discussões que tramitam na esfera federal e têm comprometido o preço do leite em todo o país:

“O que está ocorrendo é chamado de Tempestade Perfeita para o setor do leite. Houve uma diminuição do consumo, houve o aumento da produção e a importação de leite de países do Mercosul como a Argentina e Uruguai. Não obstante, também houve o aumento dos preços dos insumos básicos, como por exemplo o milho e a soja, que compõem a ração do gado leiteiro. É preciso achar um ponto de equilíbrio e o Mapa não pode interferir nas relações comerciais de importação e exportação, mas diante dessa Tempestade estamos trabalhando para que não haja concorrência desleal e que produtos vendidos dentro do Brasil não prejudiquem quem produz, quem comercializa e quem consome”, pontuou Cesar Halum.

Conforme o presidente da Câmara Setorial do Leite, Marco Antônio Pitondo, o prejuízo já é considerável para o produtor do Tocantins. “Estamos passando por um momento muito difícil, tanto para o produtor quanto para a indústria. É na verdade uma situação catastrófica. E todas as ações que vamos tomar, daqui para frente, com certeza vão impactar bastante na cadeia produtiva do leite. Ouvimos tanto as informações do Governo do Tocantins quanto sobre o que está ocorrendo nacionalmente e, mesmo diante de tal cenário, nossa esperança foi renovada nessa reunião. A presença de várias instituições apresentando possíveis soluções já nos fizeram vislumbrar um futuro com resultados mais favoráveis”, declarou o presidente.

Um pequeno produtor de leite no município de Barrolândia, José Emerson Cavalcante Gomes, depois de participar das discussões, considerou que é possível uma retomada da cadeia produtiva do leite. “Queremos uma melhoria para o pequeno produtor. Nós sabemos que, hoje, o custo de produção de leite em uma propriedade com o encarecimento dos insumos agropecuários, o custo de energia elétrica, a falta de informação e de assistência técnica qualificada, gerou esse conflito. O produtor tem a esperança de melhorar e ser bem remunerado, pois o leite é uma questão social tanto no Estado do Tocantins como em todo o país, nossa dificuldade diante do que nos foi apresentado pode nortear em busca de soluções”, pontuou o produtor.

Segundo Jaime Café, gestor da Seagro, é de interesse do governador Mauro Carlesse que haja um acordo entre os produtores e os laticínios. “Ao intermediar esse encontro, nós ouvimos as demandas dos produtores e da indústria. Dessa forma, é possível, por meio de um esforço de instituições públicas e privadas, reforçar o setor sem que haja prejuízos para ambas as partes”, ponderou Jaime Café.

Jaime também colocou o corpo técnico da secretaria à disposição para orientar e verificar onde é necessário fazer um programa de gestão, custo de produção com a finalidade de proporcionar, aos criadores de gado leiteiro, preço justo na hora de vender para o mercado. “Organizar e fortalecer a cadeia produtiva do leite irá agregar todos os interesses dos produtores e da indústria”, concluiu Jaime Café. 

As informações são do Portal Tocantins, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures