ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Governo do Tocantins implanta selo artesanal para indústria de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/06/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) cria o selo “Artesanal Tocantins” para produtos lácteos (leite pasteurizado, queijos e iogurte), direcionado aos pequenos produtores rurais, principalmente aqueles que utilizam a própria matéria-prima na produção em quantidade de até 300 litros de leite por dia. A Instrução Normativa n°006, de 16/06/2020, que trata das diretrizes foi publicada no Diário Oficial dessa terça-feira, 23.

Nesses casos, as exigências são bem menores em relação àquelas empresas registradas no Serviço de inspeção Estadual – SIE quando se trata de análises, equipamentos, entre outros. A IN integra também, desde que cumpram as exigências, estabelecimentos que produzem acima dessa capacidade ou compram insumos de terceiros para produção.

No documento consta a relação da documentação necessária para adesão; instalações que devem ser obedecidas em cumprimento à legislação, programas de autocontroles, análises laboratoriais, equipamentos, entre outros. “As exigências visam boas práticas de fabricação para assegurar a qualidade, a sanidade e a inocuidade, desde a obtenção da matéria-prima, dos ingredientes e dos insumos, até a expedição do produto final” explica o gerente de inspeção animal, Antônio Caminha.

A execução do registro e a fiscalização ficarão a cargo da Agência. “A certificação da produção artesanal de leite e seus derivados possibilita mais oportunidades e ampliará a comercialização em todo território tocantinense para esse segmento, e consequentemente oferta alimentos de qualidade a população, obedecendo aos padrões higiênico-sanitários”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

Com a implantação, uma empresa localizada no município de Barrolândia demonstrou interesse em aderir. A instituição iniciará a avaliação do processo. Os interessados devem buscar informações na gerência de inspeção animal da Adapec, por meio do telefone (63) 3218-2138 ou enviar e-mail para adapecsia@gmail.com.

O projeto do selo artesanal contou o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

Dados

O Tocantins conta com 31 estabelecimentos registrados no SIE e seis no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Ambos sob a responsabilidade de fiscalização da Adapec, que a partir de agora, também executará o Artesanal Tocantins.

Cabe a Agência acompanhar e autorizar o registro, bem como fiscalizar as indústrias de produtos de origem animal (leite, mel, pescado, ovos e seus derivados).

O órgão acompanha diariamente os frigoríficos e periodicamente os laticínios e entrepostos, para garantir que as exigências estão sendo cumpridas. Além disso, analisa todo o processo que começa na matéria-prima e segue até o transporte para comercialização.

As informações são do Surgiu.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures