O dia primeiro de julho foi escolhido para apresentar o primeiro "Fair Milk" ou "Leite Justo" na França. Trata-se de uma iniciativa do setor lácteo francês APLI e da Asociación France Latí Equitable, que copiou o modelo ao European Marketing Board (promotora da ideia). Esse leite é considerado justo, porque se pagará ao produtor mais de 40 centavos de euros (50,13 centavos de dólar) por litro, segundo a APLI.
A marca com a qual o produto será comecializado é "Faire France" e será a cooperativa de comercialização Farircoop France (filial de uma cooperativa belga) a encarregada da comercialização. Essa cooperativa não comprará diretamente dos produtores, que seguirão entregando a seu comprador habitual, já que sua missão é comprar e vender leite já embalado. Os produtores podem comprar participações nessa cooperativa e receber retornos cooperativos até o final do ano, como se se tratasse de uma atividade complementar.
As previsões de comercialização são de 10 milhões de litros no primeiro ano, 16 milhões de litros no segundo e 22 milhões de litros no terceiro ano. Esperam poder comercializar as primeiras embalagens até o final do ano.
O "Leite Justo" já pode ser encontrado em 5 países da União Europeia (UE): Austrália, Alemanha, Bélgica Luxemburgo e Holanda.
A reportagem é do Agrodigital, traduzida e resumida pela Equipe MilkPoint.
França apresentará seu primeiro "Fair Milk" em julho
O dia primeiro de julho foi escolhido para apresentar o primeiro "Fair Milk" ou "Leite Justo" na França. Trata-se de uma iniciativa do setor lácteo francês APLI e da Asociación France Latí. Esse leite é considerado justo, porque se pagará ao produtor mais de 40 centavos de euros (50,13 centavos de dólar) por litro, segundo a APLI.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.