MG: simpósio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes aborda aproveitamento do soro

A Epamig Instituto de Laticínios Cândido Tostes completa 83 anos de atividades em maio e, para marcar a data, escolheu um evento técnico que reafirma a posição da instituição como referência no setor da tecnologia em lácteos para o Brasil. Em parceria com a UFJF, UFV e Unicamp será realizado, no período de 16 a 18 de maio, o Simpósio By the whey - Tecnologia do soro, para discutir o aproveitamento do soro e as melhores técnicas para a geração, beneficiamento, processamento e gestão da qualidade do produto.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

MG: simpósio do Cândido Tostes aborda aproveitamento do soroA Epamig Instituto de Laticínios Cândido Tostes completa 83 anos de atividades em maio e, para marcar a data, escolheu um evento técnico que reafirma a posição da instituição como referência no setor da tecnologia em lácteos para o Brasil. Em parceria com a UFJF, UFV e Unicamp será realizado, no período de 16 a 18 de maio, o "Simpósio By the whey – Tecnologia do soro", para discutir o aproveitamento do soro e as melhores técnicas para a geração, beneficiamento, processamento e gestão da qualidade do produto.

O simpósio é direcionado a profissionais da área técnica de laticínios, tanto da área de produção quanto de desenvolvimento de novos produtos, qualidade, logística, mercado, etc. As inscrições já estão abertas e no portal, toda a programação está detalhada. Os temas serão abordados em palestras e minicursos por profissionais de diversos elos da cadeia laticinista e por pesquisadores que apresentarão novas tecnologias e inovações do setor.

Expansão para o setor
O objetivo do simpósio é discutir alternativas para o uso do soro dentro dos laticínios, focando em usos não convencionais e na agregação de valor aos produtos. Segundo a comissão organizadora, o melhor aproveitamento do soro tem sido crescente ao longo das últimas décadas. De subproduto para a alimentação de animais, o produto passou a ter grande valor como ingrediente não só na indústria laticinista, mas também para a indústria de alimentos, como panificação e sorveteria.

Continua depois da publicidade

Conforme os especialistas, o Brasil ainda é pouco eficiente na agregação de valor a esse produto, sendo a utilização/produção nacional muitas vezes limitada à forma líquida ou em pó. O fracionamento para a obtenção de produtos de maior valor agregado e aplicações específicas deve ser a meta para o Brasil e em específico para Minas Gerais, maior produtor de leite do país, responsável por cerca de um quarto da produção nacional.

Serviço

Simpósio Tecnológico By the Whey – Tecnologia de soro
Data: 16 a 18 de maio
Local: auditório do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Rua Tenente Luiz de Freitas, 116 – Santa Terezinha – Juiz de Fora/MG)

Para ter acesso a programação completa, acesse > https://www.bythewhey.com.br/programacaobtw

As informações são da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa/MG).

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?