Fonterra fica satisfeita com emenda ao Ato de Reestruturação da Indústria de Lácteos

O parlamento da Nova Zelândia votou a favor de uma emenda ao Ato de Reestruturação da Indústria de Lácteos (DIRA, da sigla em inglês) - dando sinal verde ao esquema de Comércio de Ações entre Produtores (TAF).

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

O parlamento da Nova Zelândia votou a favor de uma emenda ao Ato de Reestruturação da Indústria de Lácteos (DIRA, da sigla em inglês) - dando sinal verde ao esquema de Comércio de Ações entre Produtores (TAF).

Essa votação abre a porta para os acionistas da Fonterra comprarem e venderem ações entre eles. Em junho de 2012, os acionistas votaram pela implementação do esquema TAF.

O presidente da Fonterra, Henry van der Heyden, e vários membros do parlamento neozelandês, gostaram do resultado. "A determinação dessas mudanças ao DIRA é outro marco, à medida que buscamos o TAF", disse van der Heyden. "Embora a decisão de implementar o TAF seja somente de nossos acionistas, ficamos satisfeitos com o suporte que o Governo deu para a Fonterra, pois permite a evolução de nossa estrutura de capital".

A emenda na lei do DIRA também propõe uma série de novos papéis para a Comissão de Comércio do país, incluindo o monitoramento da metodologia da Fonterra de determinação dos preços do leite. A Comissão conduziu uma "simulação" da revisão do sistema de fixação de preços no começo desse ano, descobrindo que as práticas da empresa estão consistentes com a nova legislação.

"As mudanças também introduziram um novo regime de vigilância que melhorará o entendimento do método transparente e robusto que a Fonterra usa para fixar seu preço do leite", disse van der Heyden. "Esse é um momento importante para a cooperativa e irmeos continuar trabalhando construtivamente com o Governo para fortalecer a dinâmica da nossa indústria de lácteos de forma que beneficie todos os neozelandeses".

A emenda passou em sua terceira leitura após ganhar suporte do Partido Nacional, do Partido Maori, do partido ACT e do partido United Future.

De acordo com o ministro das Indústrias Primárias, David Carter, a aprovação dessa emenda representa um "passo significante para a continuidade de uma indústria de lácteos competitiva e inovadora".

A Fonterra espera lançar o TAF em novembro, apesar de isso pode demorar mais, dependendo das condições de mercado.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?