ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fonterra e Alibaba testam blockchain para elevar a confiança dos compradores chineses

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/05/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Fonterra e o New Zealand Post experimentarão novas tecnologias para parar com a fraude alimentar e aumentar a confiança da China nos produtos da Nova Zelândia. O gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba Group anunciou que vai testar o uso de blockchain para permitir que compradores online rastreiem produtos antes que eles cheguem à sua porta. A Fonterra e o New Zealand Post estarão entre os primeiros a testar a tecnologia de produtos lácteos da Anchor.

Fonterra e Alibaba testam blockchain para elevar a confiança dos compradores chineses

As três empresas assinaram um memorando de entendimento para melhorar a segurança alimentar em março do ano passado. A empresa de consultoria de negócios PricewaterhouseCoopers analisará os relatórios da cadeia de fornecimento durante o teste. Se o teste for bem sucedido, será lançado para todos os vendedores, produtores e transportadores no mercado online da Alibaba, a Tmall Global.

As marcas de alimentos da Nova Zelândia, Whittaker's, Sanitarium e a2 Milk vendem seus produtos para consumidores chineses através da Tmall Global. O New Zealand Post tinha sua própria loja no site. A ideia do blockchain resultou do plano de estrutura de confiança alimentar do Alibaba.

O gerente geral de importação e exportação da Tmall, Alvin Liu, disse que a tecnologia tem como objetivo "autenticar, verificar, registrar e fornecer relatórios contínuos sobre a transferência de propriedade e fornecimento de produtos e mercadorias. O sistema visa alcançar rastreabilidade e transparência completas da cadeia de fornecimento para aumentar a confiança do consumidor e construir um ambiente confiável para o comércio ‘transfronteiriço’ por meio da plataforma Tmall Global da Alibaba”.

Fonterra e Alibaba testam blockchain para elevar a confiança dos compradores chineses

O blockchain não é o primeiro uso de tecnologia da Alibaba para dar aos compradores mais informações sobre a origem de seu alimento. Na subsidiária de supermercados Hema Fresh da Alibaba, os compradores podem usar o aplicativo Tmall para digitalizar códigos de resposta rápida (QR) em produtos. O código QR mostra informações sobre o país de origem de um produto, a empresa que o fabricou e sua data de chegada à China. Alguns produtos, como frutos do mar, até mostram a documentação de importação.

O diretor financeiro da Hema Fresh, Sheng Cong, disse que a transparência é uma prioridade para a empresa. Mais da metade dos alimentos e bebidas que vende foram importados de fora da China, disse ele.

A equipe da Alibaba ou da Hema visitou todos os fornecedores internacionais para verificar se eram legítimos e realizaram práticas de qualidade. A Foodstuffs, proprietária do New World e Pak 'N Save, não auditou seus fornecedores internacionais ou locais. Se surgiram notícias de um fornecedor explorador ou inseguro, a Foodstuffs barrou o fornecedor imediatamente e exigiu que ele mostrasse provas antes de retomar seus negócios com ele, disse o presidente-executivo da Foodstuffs North Island, Chris Quin.

"Com nossos fornecedores, basicamente os responsabilizamos. Eles têm que nos garantir que o produto deles está vindo para nós, livre de escravidão e com segurança. Eles têm que nos mostrar a prova”. O Ministério das Indústrias Primárias verificou a qualidade dos fornecedores da Nova Zelândia, disse ele. "Nós tentamos usar as autoridades aqui, temos menos capacidade de fazer isso no exterior”.

Quin disse que a transparência é a principal preocupação dos compradores de alimentos. "As pessoas estão muito conscientes do que estão comendo, de onde veio e como as pessoas foram tratadas. A transparência do produto agora é prioridade”.  

As informações são do www.stuff.co.nz, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures