Os mais destacados especialistas internacionais em leite participarão das conferências e apresentações de trabalhos científicos durante o 12º Congresso Panamericano de Leite que será realizado em Assunção, no Paraguai, de 5 a 7 de junho de 2012. O evento ocorrerá no Centro de Convenções de la Conmebol, organizado pela Federação Panamericana do Setor Leiteiro (FEPALE) e pela Câmara Paraguaia de Indústrias de Lácteos (CAPAINLAC).
As exposições, do mais alto nível técnico e científico, servirão para conhecer os avanços e as inovações produzidas nos diferentes aspectos relacionados com o mundo lácteo, para que os principais membros de toda a cadeia do setor possam conhecer as novidades, debater e planejar o rumo e as tendências do setor.
"Esse é o maior encontro continental do setor leiteiro. Congregará além dos especialistas da área técnico-científica, os principais líderes das associações de produtores, das câmaras industriais, das empresas e dos governos. É uma grande oportunidade para se encontrar com gente, fazer relações e negócios; para ver e conhecer o que há de novo no mundo do leite", disse o coordenador técnico da Área de Capacitação da FEPALE, Ariel Londinsky.
O programa do Congresso se divide em quatro áreas temáticas: produção primária; industrialização de produtos lácteos; economia e mercado de leite e derivados; e importância do leite para a saúde humana.
Sobre a produção primária, estão previstas, entre outras, palestras como "Setor leiteiro tropical. Inovações necessárias para promover seu desenvolvimento", por Duarte Vilela, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e "Estratégias para superar limitantes da produção leiteira em pequena escala", por Miguel Zamorano, especialista de Honduras.
Na seção de industrialização, terá, entre outras, a palestra "Tendências atuais na valorização do setor de queijos", por Alfonso Pérez Quintans, da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, "A implementação de sistemas de inocuidade como oportunidade de mercado para as pequenas e médias companhias de leite", por Arturo Inda, especialista do México, e "O valor da análise de rotina. Quando e onde medir no processo lácteo", por Dorthe Bisgaard, da empresa Foss, da Dinamarca.
Quanto à economia e mercados de leite, haverá palestra sobre "Situação e perspectiva do mercado internacional de lácteos com uma visão mundial, regional e local", com participação de Vicente Nogueira, presidente da FEPALE. Depois, "O cooperativismo leiteiro como instrumento de desenvolvimento social econômico", por Gustav Sawasky, presidente da FECOPROD do Paraguai, e "A mudança de gerações no setor leiteiro, um desafio a curto prazo", que terá como palestrante Martine Dirven, especialista, entre outras apresentações.
Na parte do consumo de leite, será debatida a questão de "Mitos e verdades sobre a gordura do leite", pela especialista uruguaia María Antonia Grompone, e "Fortificação do leite", pelo chileno, Alberto Nilson.
O Congresso é dirigido a um público altamente qualificado e diretamente vinculado ao setor: produtores, técnicos e extensionistas na produção primária, técnicos das indústrias processadoras, fornecedores, altos executivos e diretores das indústrias de lácteos, dirigentes de associações, pesquisadores, representantes de governos, estudantes e docentes, assim como jornalistas especializados. O Congresso reunirá mais de 1.000 participantes de 30 países, entre eles, lideres do setor leiteiro do continente e 40 palestrantes.
O evento conta com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária do Paraguai, da Secretaria Nacional de Turismo, da Associação de Produtores de Leite e Criadores de Raças Leiteiras (APROLE), da Federação de Cooperativas de Produção Ltda. (FECOPROD), da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA).
"A FEPALE busca desenvolver modelos que visam o desenvolvimento do setor, com qualidade e preços competitivos. Esse congresso servirá para demonstrar os diferentes modelos produtivos segundo a região, a zona e o país para conseguir essa competitividade", disse o presidente da Câmara Paraguaia de Indústrias de Lácteos, Erno Becker. "Por outro lado, busca-se informar sobre as formas de produção. O paladar do consumidor varia constantemente. Temos que lançar produtos que o consumidor goste, a partir do leite cru. Por exemplo, iogurtes não somente ricos naturalmente, mas sim, enriquecidos com produtos bioéticos que promovem as defesas do sistema imunológico, que fazem bem ao trânsito intestinal, tanto na linha integral como dietética".
"Sobretudo, pretendemos apresentar o leite como um produto que é essencial para o ser humano e seu desenvolvimento físico. No Congresso, vamos apresentar trabalhos de alto nível técnico e científico que ajudarão a mostrar como o leite beneficia a saúde humana. Também vamos falar de marketing e dos modelos de comercialização para fazer chegar os produtos lácteos a todos os setores da comunidade, a cada região, a cada bairro e a cada família de nosso continente", disse Becker.
Para ele, o congresso significa um grande apoio para posicionar o setor leiteiro paraguaio no mesmo status da carne, visando tornar o setor mais rentável e aumentar o consumo per capita de leite do país. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site: "http://www.fepale.org/es/proximos-eventos/136-12congreso.html".
FEPALE: 12º Congresso Panamericano de Leite falará sobre avanços e inovações
Os mais destacados especialistas internacionais em leite participarão das conferências e apresentações de trabalhos científicos durante o 12º Congresso Panamericano de Leite que será realizado em Assunção, no Paraguai, de 5 a 7 de junho de 2012. O evento ocorrerá no Centro de Convenções de la Conmebol, organizado pela Federação Panamericana do Setor Leiteiro (FEPALE) e pela Câmara Paraguaia de Indústrias de Lácteos (CAPAINLAC).
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 4 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.