Nestlé muda estrutura do açúcar para reduzir uso do ingrediente em doces no Reino Unido

A Nestlé recorreu à ciência para responder a uma demanda dos consumidores: a redução na quantidade de açúcar nos doces. Na última segunda-feira, a fabricante anunciou o lançamento do Milkybar Wowsomes, o primeiro produto da companhia a usar um tipo de "açúcar reestruturado", que permitiu a redução no uso do ingrediente na receita em 30%.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

A Nestlé recorreu à ciência para responder a uma demanda dos consumidores: a redução na quantidade de açúcar nos doces. Na última segunda-feira, a fabricante anunciou o lançamento do Milkybar Wowsomes, o primeiro produto da companhia a usar um tipo de “açúcar reestruturado”, que permitiu a redução no uso do ingrediente na receita em 30%.

Continua depois da publicidade

Segundo a companhia, o açúcar reestruturado é aerado, poroso, diferente do açúcar tradicional, que é em cristal. Dessa forma, o ingrediente se dissolve mais rapidamente na boca, fazendo com que o mesmo sabor seja alcançado com uma quantidade menor do ingrediente. O novo açúcar é produzido a partir da secagem com ar quente de uma mistura de açúcar, leite em pó e água. O leite estabiliza o açúcar e evita que ele se torne um caramelo.

Figura 1
Na última segunda-feira, a fabricante anunciou o lançamento do Milkybar Wowsomes, o primeiro produto da companhia a usar um tipo de “açúcar reestruturado”, que permitiu a redução no uso do ingrediente na receita em 30%

O novo açúcar está sendo produzido numa fábrica da Nestlé em Dalston, no Reino Unido. O Milkybar Wowsomes é o primeiro produto a utilizá-lo. Inicialmente, o chocolate será oferecido apenas no Reino Unido e na Irlanda.

Continua depois da publicidade

No ano passado, a Public Health England (PHE, a agência de saúde pública da Inglaterra) determinou que as fabricantes de doces deveriam reduzir, voluntariamente, a quantidade de açúcar nos produtos em 20% até 2020, incluindo um corte de 5% nos primeiros 12 meses. "Este anúncio mostra que a inovação pode exercer um papel para transformar os produtos cotidianos mais saudáveis" — disse a nutricionista chefe da PHE, Alison Tedstone, em entrevista ao “Guardian”.

"Nós esperamos que isso encoraje outras companhias a explorarem o uso da tecnologia para a produção de produtos mais saudáveis e que alcancem a meta do governo de 20% até 2020".

A Nestlé iniciou seu programa de redução de açúcar em 2000, com um compromisso público para reduzir o uso do ingrediente em 10% entre 2014 e 2016. Segundo Stefano Agostini, diretor executivo da Nestlé do Reino Unido, a empresa cortou 2,6 bilhões de colheres de chá de açúcar, ou 60 bilhões de calorias, das comidas e bebidas nos últimos três anos. "Nós estamos demonstrando como podemos, e iremos, contribuir para um futuro mais saudável e que assumimos nossas responsabilidade de saúde pública", afirmou Agostini.

As informações são do jornal O Globo.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?