Fábrica da Fonterra alcança recorde mundial de produção de leite em pó

A gigante do setor de lácteos da Nova Zelândia, Fonterra, registrou um novo recorde mundial na produção de leite em pó. A Edendale Drier 4 da cooperativa leiteira da Nova Zelândia, que é a maior secadora de leite do mundo, produziu um recorde mundial de 20.826 toneladas de leite em pó no mês passado.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A gigante do setor de lácteos da Nova Zelândia, Fonterra, registrou um novo recorde mundial na produção de leite em pó. A Edendale Drier 4 (ED4) da cooperativa leiteira da Nova Zelândia, que é a maior secadora de leite do mundo, produziu um recorde mundial de 20.826 toneladas de leite em pó no mês passado.

A secadora de NZ$ 212 milhões (US$ 173,64 milhões) converte 100 litros de leite em 10 quilos de leite em pó a cada segundo. O gerente de operações do sul da Fonterra, Keith Mason, disse que quebrar a marca de 20.000 toneladas é resultado do trabalho de uma equipe de 550 pessoas trabalhando em Edendale.

Figura 1

Planta de Edendale da Fonterra no Sul. Foto/NZPA

"A ED4 não é somente a maior secadora de leite do mundo; é também nosso bem mais eficiente de processamento, Qualquer coisa que se possa fazer para alavancar a escala da ED4 reduzirá custos operacionais e direcionará fortes retornos a nossos produtores".

A secadora foi construída e instalada pela companhia sueca de embalagens para alimentos e de processamento, Tetra Pak, que disse estar satisfeita pela ED4 ter fornecido capacidade e um bom desempenho para a Fonterra durante a estação de produção recorde de leite.

A secadora enorme ficou somente 3,84 horas parada em março e deverá produzir 12,5% mais leite em pó do que na estação produtiva passada.

A reportagem é do www.nzherald.co.nz, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Eduardo de Paula Nascimento
EDUARDO DE PAULA NASCIMENTO

FRANCA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/04/2012

Em duas matérias consecutivas, uma diferença gritante:

Fábrica Nacional: produção diária de 100 mil litros de leite longa vida com 110 funcionários = 28.571 L/funcionário/mês

Fábrica da Nova Zelândia: 20.826 toneladas de leite em pó com 550 funcionários = 3.786.545 L/funcionário/mês

Vale observar que, nos dois casos, a empresa fornecedora da tecnologia é a Tetra Pak (ou seja, o problema não é de inacessibilidade à tecnologia).

Concluí-se que, além do elevado custo da matéria prima comparado ao de outros países, nosso custo fabril é mais um grande inviabilizador das pretensões de nos tornarmos exportadores de lácteos.

Qual a sua dúvida hoje?