Estudo revela que a refrigeração não prejudica os benefícios do colostro
Os benefícios do colostro à saúde das bezerras leiteiras nas primeiras horas após seu nascimento não são afetados pelo armazenamento refrigerado, de acordo com Pablo Pinedo, pesquisador de saúde de animais ruminantes do Texas A&M AgriLife Research.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O colostro é o leite secretado por poucos dias após o nascimento do bezerro e é caracterizado pelo alto teor de proteínas e anticorpos. "É bem conhecido que o fornecimento adequado de colostro é o fator mais importante na determinação da saúde e sobrevivência do bezerro", disse Pinedo. "A transferência passiva de imunoglobulinas é um elemento chave; entretanto, o colostro também é uma importante fonte de nutrientes, fatores imunes não específicos e compostos biologicamente ativos".
O armazenamento do colostro é uma prática comum quando a administração do colostro não é feito de forma natural ou quando a qualidade do colostro da mãe é ruim, disse Pinedo.
A maioria dos estudos que analisou os efeitos do armazenamento em 39oF (3,89oC) e o congelamento na qualidade do colostro determinou a preservação adequada de imunoglobulinas, mas o efeito do armazenamento em outros fatores imunológicos não estava claro, disse ele.
Pinedo se reuniu com o professor Arthur Donovan, e um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Florida para determinar se existe diferença nos benefícios do colostro comparando o produto fresco com o armazenado.
"O objetivo era avaliar o desempenho, a saúde e a sobrevivência dos bezerros alimentados com colostro fresco de suas mães comparado com os que receberam colostro que não eram de suas mães e tinham sido tratados com o conservante sorbato de potássio e armazenado congelado ou refrigerado", disse Pinedo.
O estudo observou 489 bezerras da raça Holandesa nascidas em um único mês em fazendas leiteiras na região norte-central da Florida, disse ele. Os animais foram divididos em grupos que foram alimentados com colostro fresco, refrigerado ou congelado dentro de minutos após o nascimento. Cada bezerra foi monitorada para sobrevivência, número e duração de doenças e ganho médio de peso diário.
Os resultados preliminares indicaram que a origem do colostro, fresco maternal versus armazenado, não teve efeito significante no desempenho, saúde e sobrevivência nessa população, disse ele.
"Essa é uma boa notícia: o armazenamento adequado do colostro é uma ferramenta muito conveniente nas fazendas leiteiras e a ausência de efeitos desfavoráveis no colostro congelado ou refrigerado seria um resultado muito bom", disse Pinedo.
A reportagem é do http://today.agrilife.org, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

TIROS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE
EM 29/11/2012
Abraços
UBERABA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE
EM 24/10/2012
Abraços
POUSO ALTO - MINAS GERAIS - MÉDICO VETERINÁRIO
EM 24/10/2012